Covid-19: Prefeitura começa a vacinar pessoas com 38 anos neste sábado (31)

Não escolha vacina! Em nível coletivo, tanto a CoronaVac quanto a AstraZeneca, a Pfizer e a Janssen têm uma elevada eficácia para diminuição de gravidade, internação e óbito por coronavírus

Foto: Kátia Passos/Acom PMJM

Foto: Kátia Passos/Acom PMJM

A Prefeitura de Jo√£o Monlevade, por meio da Secretaria de Sa√ļde, ir√° come√ßar neste s√°bado (31) a vacinar pessoas com 38 anos ou mais. A vacina√ß√£o ocorre em tr√™s locais: drive-thru na Policl√≠nica (antigo PA - bairro Belmonte) e a pé no Centro Educacional de Jo√£o Monlevade, em Carneirinhos e no Centro Social Urbano, no bairro Loanda. A vacina√ß√£o é de 8h às 15h.

Segundo as autoridades de sa√ļde, muitos que v√£o até os locais de vacina√ß√£o optam em n√£o receber o imunizante devido a marca dispon√≠vel. Isso n√£o só em Jo√£o Monlevade, mas a n√≠vel nacional. Essa a√ß√£o tem atrasado e muito todo o Plano de Vacina√ß√£o.

Segundo a epidemiologista Carla Domingues, que coordenou o Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI) de 2011 a 2019, as vacinas t√™m efic√°cias diferentes no n√≠vel individual. Mas quando se observa o n√≠vel coletivo, tanto a CoronaVac quanto a AstraZeneca, a Pfizer e a Janssen t√™m uma elevada efic√°cia para diminui√ß√£o de gravidade, interna√ß√£o e óbito. Por isso a import√Ęncia da vacina√ß√£o em massa e, nos casos de aplica√ß√£o de duas doses, que o cidad√£o fique sempre alerta à data que precisa retornar ao posto de sa√ļde.