BANNER PMJM
cmjm 2

São Gonçalo avança com mais turmas no retorno às aulas presenciais

Hoje, a rede de Educação entra na quarta fase de retorno dos alunos do Ensino Fundamental I - dos 3º, 4º e 5º Ano

Por Redação - Portal Notícia1 em 13/09/2021 às 14:21:59

Foto: Acom/PMSGRA

Uma das pioneiras no retorno das aulas presenciais, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Educação, avalia como positivo a ação para a comunidade escolar. Para o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho - PDT), a decisão de retomada das aulas presenciais no sistema híbrido e gradual foi uma decisão tomada com muita responsabilidade e felizmente tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das crianças e facilitado o aprendizado.

Conforme definição da Comissão de Análise de Volta às Aulas Presenciais, nesta segunda (13), a Rede de Educação entra na quarta fase de retorno dos alunos do Ensino Fundamental I – dos 3º, 4º e 5º Ano. A quinta fase será dia 27 de setembro, com retorno dos alunos do 6º e 9º Ano. Na sexta fase, em 18 de outubro retomam os alunos do 7º e 8º Ano. Já a sétima fase, de alunos de 2 e 3 anos ainda terá uma data definida.

Decisão estudada

A secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos demonstrou satisfação com o retorno positivo da comunidade escolar quanto a retomada das aulas. Ela explicou que o retorno em sistema híbrido de forma gradual e optativa foi uma decisão muito estudada por uma Comissão composta por integrantes das equipes das secretarias de Educação e Saúde, assessoria de Comunicação, coordenação de Vigilância Sanitária, Procuradoria Jurídica e representantes da Câmara de Vereadores e pais, levando-se em consideração os índices de transmissão da Covid-19 no município, os quais continuam sendo monitorados.

Ela esclareceu que é preciso seguir rigorosamente os protocolos de biossegurança, cuidar um do outro com o propósito de que, a partir da primeira fase, tenha-se quinze dias de adaptação e acomodação do medo e angústia que remete a todos entre uma fase e outra, ou o próprio recuo ou avanço da Covid-19, para observar e ver como poderá ocorrer as modificações, que será com o aval da Comissão Ampliada que deferiu pelo retorno em fases.

Para Maria das Graças Carneiro, mãe do aluno da escola Manoel Gonçalves Moreira, Cauã Bernard Carneiro, o filho está empolgado com as aulas. Ela contou que o menino chegou todo entusiasmado contando como foram as horas na escola, que está aprendendo as letras e agora almoça correndo para ir estudar. "Para nós que somos pais é uma satisfação muito grande ver a alegria do filho", contou.

Segurança

De acordo com informações da Secretaria, nessa fase a criança precisa de um contato físico com os profissionais da educação que ainda estão recebendo a 2ª dose da vacina de Covid-19. Além disso, essa faixa etária não tem indicação para o uso de máscaras, item essencial na prevenção da Covid-19. Então é necessário mais cautela.

O município está na Onda Amarela do Minas Consciente do governo do Estado e para mantermos o calendário de retomada das aulas presencias é necessário que a população continue mantendo os cuidados preventivos para evitar a contaminação.



Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM