BANNER PMJM
cmjm 2

Museu do Tropeiro é reaberto em Ipoema, distrito de Itabira

Local estava com atividades suspensas desde o início da pandemia. Com a melhora no cenário epidemiológico do município, foi autorizada a retomada

Por Redação - Portal Notícia1 em 27/09/2021 às 16:24:26

Local estava com atividades suspensas desde o início da pandemia. Com a melhora no cenário epidemiológico do município, foi autorizada a retomada - Foto: Acom/PMI

A força do turismo e como a atividade pode ser relevante para a diversificação da economia de Itabira foi o tom do discurso do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, durante a reabertura do Museu do Tropeiro, em Ipoema, na noite do último sábado (25). O chefe do Executivo traçou planos para a região dos distritos e reafirmou a pretensão de asfaltar a rodovia que interliga Ipoema e Senhora do Carmo.

O Museu do Tropeiro estava com atividades suspensas desde o início da pandemia. Com a melhora no cenário epidemiológico do município, foi autorizada a retomada. O equipamento cultural conserva relíquias dos viajantes que contribuíram para a história de Minas Gerais. São aproximadamente 600 peças que traduzem as características do tropeirismo mineiro e alas destinadas a tropeiros de outras regiões. Neste início, as visitações ainda serão limitadas a grupos de dez pessoas, sempre de terça a domingo.

"Sem dúvidas, é um momento que reapresenta uma mudança de rumos para o Museu do Tropeiro. A gente enxerga esse equipamento como um fomentador da economia criativa aqui na região dos distritos", disse a gerente do Museu, Tayane Campos, ipoemense e neta de um tropeiro que percorreu Minas Gerais.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, destacou a importância do Museu enquanto fonte de registro histórico. "O Museu do Tropeiro é uma referência para a Estrada Real e para toda a história que aqui já aconteceu", declarou.

Também presente à reabertura, o vice-prefeito Marco Antônio Gomes disse que a reabertura do Museu do Tropeiro é simbólica. "Estou muito alegre pela reabertura. É a reabertura de Itabira para o turismo, para Minas e para o Brasil", comentou.

Além da mineração

Em seu discurso, o chefe do Executivo afirmou que a atividade turística será um dos pilares para o desenvolvimento econômico de Itabira no pós-mineração. Marco Antônio citou a influência de Carlos Drummond de Andrade, mas elencou também o potencial das belezas naturais dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo.

"É por isso que tenho insistido tanto na necessidade do asfaltamento entre os dois distritos. Nós vamos fazer. Será uma estrada especial, mais ampla, justamente para impulsionar a atividade turística. Não é só colocar asfalto. É um símbolo de desenvolvimento e de geração de emprego", enfatizou Marco Antônio.

O prefeito ainda disse que quer um maior envolvimento da comunidade com o Museu do Tropeiro, sobretudo das escolas. "Precisamos dessa integração. Um equipamento como este só tem sentido se ele participa do enriquecimento cultural da comunidade", finalizou.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM