BANNER PMJM
cmjm 2

Referência ambiental no Médio Piracicaba: Prefeitura de São Gonçalo quer criar mais um parque ecológico no município

Projeto soma a outra proposta, que também tramita na Câmara, que cria o Parque Natural Municipal do Peti

Por Redação - Portal Notícia1 em 29/09/2021 às 17:36:05

Projeção gráfica de vista terrestre do interior do parque municipal

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei, nÂș 031/2021 que cria o Parque Ecológico de São Gonçalo do Rio Abaixo. Com a proposta, o Executivo visa implantar uma política pública de viés ecológico e ambiental, jĂĄ que também tramita no Legislativo outro projeto de lei, o nÂș 027/2021 referente a criação do Parque Natural Municipal do Peti.

As propostas estão entre as metas do governo, que pretende mudar a visão que o mundo tem do município, conhecido apenas pela mineração. A implantação desses dois parques, darĂĄ uma função social, ecológica e urbanística destinado ao lazer, à recreação e a outros usos que viabilizem sua conservação.

De acordo com a mensagem enviada ao executivo, a cidade terĂĄ um local de lazer e ecologia; conservação e bem estar para os munícipes e visitantes, que ainda não contam com um local apropriado para visitação. O Parque Ecológico terĂĄ ĂĄrea total estimada de 75 hectares.

No local, serão implantadas toda infraestrutura como: sanitĂĄrios públicos, trilhas para caminhadas ecológicas, pistas de corrida e caminhada, espaço para exposições culturais e artísticas, dependĂȘncias para administração, e outros equipamentos sociais. O parque deverĂĄ contar ainda medidas de segurança contra incĂȘndio e também de segurança da integridade física dos transeuntes e visitantes, além de estrutura de monitoramento e vigilância 24 horas.

O município deverĂĄ ainda criar parcerias, por meio de convĂȘnio, com entidades públicas e privadas, com o objetivo de preservação, controle e manutenção do Parque Municipal, através da instituição de um Conselho Gestor do Parque Municipal.

Toda proposta foi embasada em estudos da consultoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTEC).


Comunicar erro
Banner SGRA

ComentĂĄrios

CMJM