BANNER PMJM
cmjm 2

Taxa de ocupação de leitos covid-19 no CTI do Margarida é de apenas 12%

Números refletem o avanço da vacinação no município, que chega a 49,4% da população com mais de 12 anos vacinada com as duas doses

Por Redação - Portal Notícia1 em 04/10/2021 às 08:25:02

Hospital Margarida é referência em atendimento na microrregional de João Monlevade - Foto: Cíntia Araújo/N1

O número menor de casos confirmados de covid-19 em João Monlevade reflete diretamente na taxa de ocupação de leitos voltados para pacientes confirmados ou com suspeita da doença no Hospital Margarida. Na manhã de hoje (4), há sete pacientes internados na casa de saúde. Destes, três são de Monlevade.

Dos 17 leitos disponibilizados na enfermaria, quatro estão ocupados, sendo três com pacientes de cidades da região. Já dos 26 leitos de CTI disponibilizados, três estão ocupados, sendo dois com pacientes de Monlevade.

Vacinação

Especialistas em saúde afirmam que os números refletem diretamente o avanço da vacinação contra a covid-19 não só em João Monlevade, mas em todo o país. Em Monlevade, até sexta (1), 49,4% da população vacinável, ou seja, pessoas com mais de 12 anos, haviam completado o ciclo de imunização com duas doses. Isso corresponde a 42,8% da população total.

E nesta segunda e terça-feira (4 e 5) a vacinação contra o coronavírus, prossegue em João Monlevade com a primeira dose para os adolescentes de 12 e 13 anos com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas. O município aguarda mais remessas de vacinas para dar continuidade à imunização dos demais adolescentes. A vacinação será na Policlínica (Antigo PA) a pé, de 8h as 10h30 e de 13h as 16h.

Para se vacinar, é necessário CPF (caso tenha), documento com foto (ou certidão de nascimento mais cópia de documento dos pais, ou cartão do SUS), comprovante de endereço e cartão de vacinação infantil.

As gestantes precisam apresentar cópia de cartão pré-natal. As puérperas precisam entregar cópia de alta hospitalar, referente a internação devido ao parto, ou certidão de nascimento da criança. Adolescentes que possuem comorbidades ou deficiência permanente devem entregar cópia de relatório atestando a sua condição.

A lista de comorbidades pode ser consultada no site da Prefeitura, por meio do link:

https://www.pmjm.mg.gov.br/publicacoesView/?id=1125

Terceira dose imunossuprimidos

Também na próxima segunda e terça-feira continua a aplicação da terceira dose em imunossuprimidos de 18 a 69 anos que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias. A vacinação também ocorre na Policlínica (Antigo PA,) a pé, no mesmo horário dos adolescentes.

Receberão a terceira dose: pessoas com imunodeficiência primária grave; ou que fazem quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) que fazem uso de imunossupressores; pessoas vivendo com HIV/AIDS; quem faz uso de corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por período maior ou igual a 14 dias; ou que usam de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, ou com doenças intestinais inflamatórias; pacientes que fazem hemodiálise; ou pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Terceira dose de idosos de 70 anos ou mais

Os idosos com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose, há pelo menos seis meses, também serão vacinados na Policlínica (Antigo PA), nos dias 4 e 5. Para os idosos haverá vacinação a pé e drive-thru, de 8h as 10h30 e de 13h as 16h.

Segunda dose

A Prefeitura também prossegue com a aplicação de segunda dose de Pfizer, Coronavac e Astrazeneca segunda e terça. Em todos os locais com segunda aplicação, a imunização será a pé, de 7h30 as 10h30 e de 13h as 16h.

Pessoas que tomaram a primeira dose de Pfizer, há pelo menos 56 dias, receberão a segunda aplicação no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Loanda.

Quem recebeu a primeira dose de CoronaVac, há pelo menos 28 dias, será vacinado com a segunda dose no centro de saúde do bairro Santo Hipólito, e no Centro de Saúde do bairro Novo Cruzeiro.

Vacinados com a primeira dose de AstraZeneca, há pelo menos 84 dias, receberão a segunda dose no centro de saúde Padre Hildebrando, no bairro Vila Tanque, ou no centro de saúde do bairro Cidade Nova.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM