BANNER PMJM
cmjm 2

"Saúde mental dos jovens" será tema do Parlamento Jovem 2022

Proposta foi elaborada pelos participantes monlevadenses. Projeto, que é desenvolvido na Câmara Municipal, conta com estudantes de todo o estado

Por Redação - Portal Notícia1 em 07/10/2021 às 13:55:59

O projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas em parceria com as Câmaras Municipais, irá abordar o tema "Saúde mental dos jovens" na edição do projeto em 2022.

A escolha do assunto é feita pelos estudantes de todas as cidades que compõe o PJ. O tema sugerido pelos alunos de João Monlevade é justamente o aprovado para ser debatidos pelos jovens no ano que vem. Cada cidade apresenta uma proposta. A coordenação do Projeto faz um compilado das ideias e coloca em votação para os estudantes. Algumas cidades também apresentaram proposta igual a de João Monlevade.

O tema escolhido recebeu 140 dos 237 votos. 'Jovem e mercado de trabalho' obteve 59 votos e 'Educação inclusiva: acessibilidade e novos sistemas de comunicação', 38 votos.

Durante a defesa das propostas, antes da votação que ocorreu de forma remota, a estudante Gabryella Júlia Lima defendeu o tema escolhido por João Monlevade. "A maior parte dos problemas psicológicos em adolescentes começa aos 14 anos e muitas vezes não são diagnosticados. As pessoas podem passar anos sem se tratar porque acham que é falta de Deus ou que é frescura."

A Coordenação Estadual, com base na escuta dos jovens e de todos os parceiros, já definiu os três subtemas do tema 2022, que são: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental e uso saudável das novas tecnologias.

Este ano, o assunto discutido é "Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável". O projeto já está entrando na reta final. No dia 19 de outubro, os alunos participarão da Plenária Regional para a escolha das propostas. Depois, a coordenação do projeto promoverá a Plenária Estadual, quando todas as sugestões são reunidas e votadas pelos estudantes de todas as cidades. Este encontro está previsto para acontecer no dia 26 de novembro.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM