PMJM
Camara CMJM

Equoterapia: São Gonçalo ofertará método terapêutico exclusivo na região

Atendimentos serão feitos no Parque de Exposições, para alunos com necessidades educativas especiais, de aprendizagem ou comportamentais

Por Redação - Portal Notícia1 em 11/10/2021 às 11:22:54

Município contará com atendimento em Equoterapia - Foto: Reprodução

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo deu início a execução do projeto para implantação da Equoterapia no município. Será mais uma abordagem inovadora para a população, já que em nossa região não há oferta deste tipo de serviço.

A Equoterapia é um método terap√™utico e educacional que utiliza o cavalo como agente promotor do desenvolvimento humano. A intera√ß√£o com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socializa√ß√£o, aprendizado e auto estima. Nesta atividade, o praticante (como é chamado o paciente) participa de sua reabilita√ß√£o e o cavalo atua como instrumento did√°tico-pedagógico no processo terap√™utico adotado.

Na Secretaria Municipal de Educa√ß√£o, o programa b√°sico da Equoterapia que ser√° desenvolvido é o de Educa√ß√£o e Reeduca√ß√£o, para alunos com necessidades educativas especiais, de aprendizagem ou comportamentais, com abordagem individual e planejada das técnicas terap√™uticas e psicopedagógicas desenvolvidas pela equipe de profissionais respons√°veis pelo projeto.

Para a realiza√ß√£o dos atendimentos, ser√£o utilizadas as instala√ß√Ķes do Parque de Exposi√ß√Ķes Edirlei M√°rcio Moreira Lacerda e as avalia√ß√Ķes para a triagem dos alunos participantes ser√£o realizadas pelos profissionais do N√ļcleo de Atividades Integradas Especiais (NAIE). Um cavalo de grande porte, que atende pelo nome de Futuro, j√° est√° dispon√≠vel para treinamento e condicionamento espec√≠fico, apresenta ótimas condi√ß√Ķes de sa√ļde e est√° sob cuidados de um veterin√°rio.

Comunicar erro
Banner SGRA

Coment√°rios