BANNER PMJM
cmjm 2

Equoterapia: São Gonçalo ofertará método terapêutico exclusivo na região

Atendimentos serão feitos no Parque de Exposições, para alunos com necessidades educativas especiais, de aprendizagem ou comportamentais

Por Redação - Portal Notícia1 em 11/10/2021 às 11:22:54

Município contará com atendimento em Equoterapia - Foto: Reprodução

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo deu início a execução do projeto para implantação da Equoterapia no município. Será mais uma abordagem inovadora para a população, já que em nossa região não há oferta deste tipo de serviço.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como agente promotor do desenvolvimento humano. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, aprendizado e auto estima. Nesta atividade, o praticante (como é chamado o paciente) participa de sua reabilitação e o cavalo atua como instrumento didático-pedagógico no processo terapêutico adotado.

Na Secretaria Municipal de Educação, o programa básico da Equoterapia que será desenvolvido é o de Educação e Reeducação, para alunos com necessidades educativas especiais, de aprendizagem ou comportamentais, com abordagem individual e planejada das técnicas terapêuticas e psicopedagógicas desenvolvidas pela equipe de profissionais responsáveis pelo projeto.

Para a realização dos atendimentos, serão utilizadas as instalações do Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda e as avaliações para a triagem dos alunos participantes serão realizadas pelos profissionais do Núcleo de Atividades Integradas Especiais (NAIE). Um cavalo de grande porte, que atende pelo nome de Futuro, já está disponível para treinamento e condicionamento específico, apresenta ótimas condições de saúde e está sob cuidados de um veterinário.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM