Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Câmara de João Monlevade

Vereadores de Monlevade aprovam Programa de Recuperação Fiscal para ajudar contribuintes

Projeto de educação ambiental também foi aprovado, mas em primeiro turno


Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Foi aprovado em segundo turno e redação final, na reunião ordinária dessa terça-feira, 1, da Câmara Municipal de João Monlevade o projeto de lei nº 1.306/2022, de iniciativa do Executivo. A matéria institui o Programa de Recuperação Fiscal - REFIS, no município e dá outras providências. O programa oferece condições especiais aos munícipes, para pagamento de impostos.

Segundo a matéria, o objetivo é "incrementar as receitas próprias com o recebimento de parte da dívida ativa, revertendo em obras para os contribuintes". Ainda de acordo com a justificativa, o projeto visa "reduzir as ações ajuizadas para cobrança dos impostos municipais, beneficiando toda a população que terá um judiciário mais célere, visto a diminuição de processos".

O vereador Revetrie Teixeira (MDB) explicou que faria uma emenda à matéria, porém, após buscar informações e conversar com o Executivo ele decidiu por retirar a proposta. "Sabemos do anseio da população em relação ao REFIS, então resolvemos tirar a emenda para dar mais viabilidade e acelerar o processo".

Por sua vez, os parlamentares Belmar Diniz (PT), Rael Alves (PSDB), Leles Pontes (PR) Marquinho Dornelas (PDT), Doró da Saúde (PSD) e Thiago Titó (PDT) destacaram a importância do projeto, para que a população possa regularizar os pagamentos. Belmar e Rael, ressaltaram que é preciso fazer uma divulgação ampla para que toda a população tome conhecimento da matéria. Titó endossou que espera que os valores arrecadados sejam bem empregados em obras e investimentos na cidade.

Por sua vez, o presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), destacou o empenho dos parlamentares em discutir e votar a matéria. Os interessados ao Programa do REFIS poderão aderir de 16 de novembro a 20 de dezembro.

Educação Ambiental

Em primeiro turno, foi aprovado o projeto de lei nº 1.272/2022, de iniciativa do vereador Gustavo Maciel, que institui o programa "Esse Rio é Meu" no âmbito das escolas da Rede Municipal de Ensino de João Monlevade e dá outras providências. A matéria contem emenda da Comissão de Saúde, Sanemaneto Básico e Meio Ambinete e subemenda da Comissão de Legislação e Justiça e Redação.

A emenda dispõe "que o município determine aos órgãos competentes a conservação e deslocamento de águas de nascentes e minas que não estão sendo aproveitadas pela população para alimentar cabeceiras de córregos que estejam em situação precária e o reflorestamento nas cabeceiras dos córregos e nascentes."

Gustavo Maciel agradeceu aos parlamentares pela aprovação do projeto. Ele lembrou que a matéria foi sugerida pelo Lions Clube Sobral Monlevade e implementada em várias outras cidades. Maciel ainda endossou que a proposta visa educar e envolver as escolas e toda comunidade em prol da revitalização dos rios e a conscientização quanto ao uso sustentável e preservação dos corpos hídricos. "Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação da matéria e vamos buscar junto ao Executivo para que a proposta seja implementada no município e que ela assegure que as crianças e adolescentes sejam mais conscientes do que nós, adultos, somos hoje".


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!