Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Educação

Conquista: indicadores educacionais de São Gonçalo são maiores do que a média estadual

"Resultados são a prova concreta de que as políticas públicas em Educação, implementadas com o foco no acesso, na permanência e no sucesso dos nossos estudantes, estão no caminho certo", disse o prefeito Nozinho


Foto: Acom/PMSGRA

Na manhã desta quarta-feira (27), foi realizado no auditório da Escola de Tempo Integral Ioleide Aparecida Pessoa Araújo um encontro com toda a equipe pedagógica, diretores de todas as escolas e representantes de todos os setores da rede municipal de ensino, onde foram anunciados os resultados do Proalfa e do Proeb de 2023. Conforme apresentação, o município obteve números expressivos nas duas avaliações. Prova de que a Educação é levada a sério pela atual gestão é que na última semana, o município foi agraciado com o Prêmio Municípios Mineradores 2023, idealizado pelo Ministério das Minas e Energia, em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Agenda Pública.

As avaliações compõem o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, o Simave, responsável pelo desenvolvimento de programas de avaliações integrados. E os resultados servem de base para responder às necessidades de planejamento e ações educacionais, servindo à realidade da sala de aula e influenciando a definição de políticas públicas para a educação em Minas Gerais. Desde a implantação do sistema no ano 2000, avaliações anuais são realizadas em Minas Gerais, verificando o desempenho de alunos das redes estadual e municipal de ensino.

Todas as escolas municipais participam das avaliações que compõem o sistema, com as turmas do 2º ano de escolaridade no Proalfa e com as turmas do 5° e 9° do Proeb, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Resultados

No Proalfa o município apresenta resultados extremamente superiores no desenvolvimento das crianças que estão no ciclo de alfabetização, quando comparados com os dados do Estado de Minas Gerais. A proficiência do município na língua portuguesa ficou em 588 pontos, enquanto o Estado em 546. Em matemática a média de proficiência foi de 587 pontos, com Minas Gerais ficando com 549. Em ambas as disciplinas o município está dentro do nível recomendado.

Em relação ao Proeb os resultados também são bastante significativos, demonstrando avanços no processo de aprendizagem no 5° ano: língua portuguesa, média de proficiência de 240, e Minas Gerais com 213. Já em matemática a média de proficiência foi 247 contra 218 pontos do Estado. No 9° ano, a média de proficiência foi de 245, em língua portuguesa, e Minas Gerais 240. Já em matemática a média de foi 251 pontos, contra 247 em Minas Gerais. Assim como no Proalfa, o município está dentro do nível recomendado.

Através dos resultados percebe-se um grande desenvolvimento dos alunos no ciclo de alfabetização e avanços significativos em relação ao desenvolvimento e aprimoramento em matemática dos alunos. Esse fato ocorre pelo trabalho dos professores com o uso de materiais diversificados em sala de aula e a participação em formação continuada.

O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) destaca que os resultados positivos não são frutos do acaso. "São a prova concreta de que as políticas públicas em Educação, implementadas com o foco no acesso, na permanência e no sucesso dos nossos estudantes, estão no caminho certo", disse.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!