Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidade Irmã

Prefeito de Esch, de Luxemburgo, visita João Monlevade no próximo final de semana

Dr. Laércio sancionou Lei que reconhece município luxemburguês como Cidade-Irmã, incentivando o intercâmbio entre as cidades


Foto: Acom/PMJM

Uma comitiva de Luxemburgo estará em João Monlevade neste fim de semana e participará de eventos, solenidades e homenagens realizadas pela Prefeitura e pela Câmara Municipal. O grupo chega à cidade na noite desta quinta-feira (30) e permanece no município até o próximo domingo (3).

A comitiva conta com a presença dos prefeitos da cidade de Esch, Georges Mischo e da cidade de Pétange, Pierre Mellina, além da historiadora e cineasta Dominique Santana. Essa será a segunda vez que uma comitiva de Luxemburgo visita João Monlevade. A primeira vinda do grupo europeu aconteceu em março deste ano, ocasião em que os visitantes conheceram os pontos históricos da cidade, como a Igreja São José, Fazenda Solar, Floresta Clube, Cassino e outros.

A aproximação com Luxemburgo é um dos vários desdobramentos e ações que tiveram como ponto inicial a produção do documentário "A Colônia Luxemburguesa", de autoria da historiadora e cineasta Dominique Santana. A obra retrata e perfaz a trajetória de luxemburgueses que foram fundamentais para o desenvolvimento do município de João Monlevade, como o engenheiro Louis Ensch, responsável pela implantação e expansão da siderurgia.

Cidade-Irmã

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), sancionou o Projeto de Lei nº 2.456/2022, que reconhece como cidade-irmã o município de Esch-Sur-Alzette, de Luxemburgo.

O Projeto, aprovado pela Câmara Municipal, autoriza a celebração de programas de ação, convênios e outros acordos de cooperação técnica, econômica, educacional e cultural entre os municípios de João Monlevade e Esch. O documento ainda estabelece que o Executivo promoverá as medidas necessárias para assegurar a aproximação entre as cidades, através da promoção da cultura, tradições e turismo. O intercâmbio ainda se estenderá a programas científicos, educacionais, tecnológicos, ambientais, esportivos e comerciais.

Para a plena execução da Lei, o município de João Monlevade levará ao conhecimento e solicitará apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!