Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Mais segurança

Nozinho quer implantar Guarda Municipal em São Gonçalo

Assunto já foi pauta de encontro entre prefeito e delegado de Polícia Civil, que apoia a ideia


Prefeito Nozinho investe nas forças de segurança pública em São Gonçalo - Foto: Cíntia Araújo/Portal N1

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo enviou nesta terça-feira, 18, o Projeto de Lei Complementar nº 001/2022 que institui a Guarda Municipal. Segundo a Assessoria de Comunicação do Executivo, a Guarda vai iniciar seus trabalhos com efetivo de trinta pessoas, através de concurso público, tão logo o projeto seja avaliado e aprovado pelos vereadores.

A segurança pública vem ganhando cada vez mais força em São Gonçalo. Este ano, o prefeito Nozinho (PDT) inaugurou o Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar na cidade. A instituição atende a ocorrências não só em São Gonçalo, mas também em cidades próximas. Além disso, devido ao empenho do chefe do Executivo, o município vem recebendo mais atenção da Polícia Civil, com o atendimento do delegado geral de polícia, Paulo Tavares. A criação da Guarda Municipal é um dos temas já tratados com o delegado. "Segurança é uma preocupação de toda a população e dever do Estado, mas em São Gonçalo vamos garantir ainda mais a segurança aos moradores", disse o prefeito Nozinho. Paulo Tavares fez questão de reconhecer o empenho de Nozinho frente às questões de segurança. "O prefeito de São Gonçalo enxerga um horizonte de crescimento, seja por meio das empresas instaladas na cidade, seja pela diversidade econômica e até mesmo educacional. É preciso que as forças de segurança acompanhem esse ritmo. Toda e qualquer ação neste sentido tem o apoio da Polícia Civil", reiterou o delegado.

Entenda

Guarda Municipal é a designação dada às instituições de proteção ao patrimônio público municipal e aos moradores dos municípios, e que podem atuar também como auxiliares na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia delegado aos municípios através artigo nº 144, parágrafo 8º da Constituição brasileira de 1988 e do Estatuto das Guardas Municipais (Lei Federal 13.022 /2014).

A ação faz parte do Plano de Governo desta administração e visa promover mais segurança e qualidade de vida aos são-gonçalenses.


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!