BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Críticas ao trânsito dominam debates na Câmara de Monlevade

Em contrapartida, os vereadores elogiaram a decisão da Prefeitura em encerrar o contrato relacionado ao estacionamento rotativo

Por Redação - Portal Notícia1 em 25/05/2023 às 17:52:27

Foto: Cíntia Araújo/N1

O trânsito em João Monlevade dominou a pauta de debates na Câmara de Vereadores na reunião ordinária desta quarta (24). Antes do encerramento da reunião por falta de quórum, os edis pediram ação efetiva do Setor de Trânsito e Transportes (Settran) na cidade.

O presidente da Câmara, Fernando Linhares (União) foi um dos autores da cobrança. Ele sugeriu a construção de um canteiro central em toda a extensão da avenida Gentil Bicalho. Isso porque muitos motoristas e motociclistas atravessam a via ao invés de fazerem retorno em locais permitidos, o que tem provocado acidentes graves. O último, ocorrido na última semana, vitimou fatalmente um motociclista. "Infelizmente não podemos contar com o bom senso dos motoristas, que não estão respeitando a faixa contínua, nem a instalação dos tachões naquela via", opinou ele. Ainda sobre o assunto, Linhares ponderou: "Precisamos urgentemente marcar uma reunião com o chefe do Settran, o secretário de Serviços Urbanos e se precisar for, o prefeito", disse.

Tonhão (Cidadania) também falou sobre o assunto. Segundo ele, o semáforo localizado na rua do Andrade, apresenta defeito e não havia agentes do Settran para auxiliar aos usuários da via. "Será que os agentes estão só pra multar? É vergonhoso", opinou ele. Vanderlei Miranda (PL), também criticou o Settran. "A culpa é de quem comanda os agentes", reiterou ele. Vanderlei ainda disse que pedirá, via ofício, a retirada de algumas placas de 'Proibido Estacionar', que não são respeitadas e que não há fiscalização. "Quem coordena os agentes só conhece a região central da cidade. Não conhece as avenidas Alberto Lima, Armando Fajardo, e outras vias", declarou.

Mais reclamações
Rael Alves (PSDB) lembrou do trânsito na região do bairro Boa Vista. Segundo ele, já solicitou mais segurança no trânsito na entrada do bairro. Ainda de acordo com Rael, sempre que acontecem acidentes na BR-381, a estrada das Pacas é utilizada como alternativa pelos motoristas e motociclistas, e que por isso, deve receber mais atenção do poder público. Já Revetrie Teixeira (MDB) lembrou aos vereadores que já chegou a propor Moção de Repúdio ao chefe do Settran, tecendo duras críticas ao setor.

A situação de caminhões e carretas estacionadas nas vias públicas em João Monlevade foi lembrada pelo vereador Pastor Lieberth (União), que denunciou a situação dos veículos próximo ao Velório Municipal e informou que já cobrou fiscalização do Settran.

Rotativo
Em contrapartida, os vereadores elogiaram a postura da Prefeitura em encerrar o contrato com a empresa TI Mob, referente ao estacionamento rotativo. O líder do Governo na Câmara, Belmar Diniz (PT), disse que a Prefeitura estuda novas alternativas para a questão do estacionamento. Importante destacar que o Executivo comunicou o encerramento do contrato pelo não cumprimento de várias obrigações, dentre elas a retirada de monitores, a não implantação de equipamentos necessários para a monitoração das vagas de estacionamento, atrasos nos repasses financeiros estabelecidos.

Já sobre as reclamações dos vereadores, Belmar enfatizou a disponibilidade do Governo Municipal em ouvir as considerações dos edis. Ele ainda defendeu uma conversa junto aos secretários que têm maior índice de cobranças, sendo os responsáveis pelas pastas de Obras, Serviços Urbanos e Assessoria de Governo.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM