arcelor banner
PMJM
Pmjm 1

Vereadores de Barão querem apresentação de auditoria do hospital com participação popular

Segundo a assessoria de Comunicação do Legislativo, Prefeitura comunicou reunião com vereadores para a última terça sobre o assunto, mas Câmara defende apresentação em audiência pública

Por Redação/N1 em 02/05/2024 às 17:03:31

Foto: Cíntia Araújo/N1

A apresentação do relatório da auditoria feita no Hospital Waldemar das Dores, de Barão de Cocais, à época que era gerido pelo Instituto Mais Saúde, deve ser feita em audiência pública, com participação popular. É essa a decisão da presidência da Câmara, diante da tentativa da Prefeitura de querer a reunião com os vereadores, na última terça (30), para falar sobre o assunto.

Segundo a assessoria de Comunicação, na noite de terça-feira, os vereadores receberam a equipe da Secretaria de Saúde e da Procuradoria do Município para discutirem sobre os resultados da auditoria. Contudo, tanto data e horário foram determinados pela Prefeitura em ofício encaminhado no dia 26. A Câmara destaca que 'recebeu o ofício informando sobre a vinda da equipe na data pré-definida pela Prefeitura Municipal. Não houve diálogo e nenhuma negociação sobre a possibilidade de outras datas disponíveis, nem horários. O ofício apenas informava a presença das equipes na data prevista pelo Poder Executivo'.

A reportagem teve acesso ao documento. No texto do ofício, assinado eletronicamente pelo prefeito Décio dos Santos (PSB), é informado que o responsável técnico da empresa Lage & Lage Auditores e Consultores Associados, que conduziu a auditoria, estaria disponível na Câmara no dia 30, às 18h. Décio ainda convidou a todos os vereadores para estarem na Câmara naquele dia e horário.

Outro ponto esclarecido pela assessoria do Legislativo é que para os vereadores, o assunto tem ampla relevância e por isso a reunião deveria ser organizada de forma mais eficiente e que a Prefeitura deveria ter analisado anteriormente a possibilidade de participação do maior número de vereadores, visto que alguns compromissos anteriormente agendados por eles não poderiam ser remarcados. Outro ponto analisado pelo Poder Legislativo foi a falta de publicidade para a apresentação da auditoria. Em resposta encaminhada à reportagem do N1, a Câmara manifestou que "ao considerarem a relevância do assunto, os parlamentares discutiram e, seguindo a legislação, afirmaram que o ideal seria manter a apresentação da auditoria junto com a Audiência Pública de prestação de contas quadrimestral da Secretaria de Saúde". Assim, a Prefeitura tem até o dia 30 de maio para agendar a audiência de prestação de contas, que é aberta ao público.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM