arcelor banner

Pandemia em Monlevade: 68 casos confirmados entre 26 de abril e 8 de maio, mas sem internações graves no Margarida

Prefeitura emite nota e pede que população se atente à vacinação contra o coronavírus

Por Redação - Portal Notícia1 em 26/05/2022 às 17:12:44

Nos últimos dias, moradores de João Monlevade têm se mostrado preocupados com o cenário da pandemia, em especial devido aos novos casos de coronavírus. Diante disso, a reportagem do Notícia1 encaminhou questionamentos ao Executivo. Paralelo, a Prefeitura emitiu nota sobre a situação da pandemia em Monlevade.

Segundo a Prefeitura, do dia 29 de abril a 26 de maio foram registrados 68 casos confirmados da Covid, uma média de 2 positivos por dia. Lembrando que, desde o dia 1º de março de 2022, não foram registrados casos graves de internações no Hospital Margarida. Especificamente sobre a testagem de casos, o Executivo esclareceu que as pessoas devem procurar a unidade de referência, e o médico da unidade poderá encaminhar o paciente para fazer a testagem no laboratório municipal. No período da tarde, o laboratório municipal atende livre demanda, sem necessidade de encaminhamento médico.

Sobre o fechamento de escolas e outros estabelecimentos, a Prefeitura informou à reportagem que não foi determinada tal medida. " A Vigilância em Saúde (Visa) não determina o fechamento devido a surto nos locais. Orientamos condutas de acordo com as notas técnicas do Estado. Baseado na última nota técnica do Estado, contatos próximos de pacientes positivos, vacinados, sem sintomas, não precisam ser isolados", especificou à reportagem.

Já sobre a vacinação vacinável, esse é o quadro no município:

1ª dose vacinável: 87,8%

2ª dose vacinável: 88,4%

3ª dose vacinável: 62,9%

4ª dose vacinável: 42,9%

1ª dose pediátrica: 74,1%

2ª dose pediátrica: 46,1%

Confira abaixo a nota do Executivo, na íntegra:

Nota da Prefeitura

Devido ao clima frio, característico desta época do ano, é natural que ocorra uma maior incidência de sintomas gripais e de doenças relacionadas ao trato respiratório, incluindo a Covid-19 - que registrou um ligeiro aumento nos últimos dias.

A Prefeitura de João Monlevade informa que a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância em Saúde (Visa) mantêm um continuo monitoramento dos casos de coronavírus no município, acompanhando diariamente a evolução da doença.

Entretanto, é preciso esclarecer que a PANDEMIA NÃO ACABOU. O cenário pandêmico mudou consideravelmente depois da vacinação. O período mais difícil foi superado, porém, o coronavírus continua circulando, com oscilações no número de pessoas infectadas.

Em João Monlevade, do dia 29 de abril a 26 de maio foram registrados 68 casos confirmados da Covid, uma média de 2 positivos por dia. Lembrando que, desde o dia 1º de março de 2022, não foram registrados casos graves de internações no Hospital Margarida.

A Prefeitura alerta que é essencial que todos procurem os postos de saúde para colocar a VACINAÇÃO EM DIA. Mesmo vacinadas, as pessoas devem continuar evitando aglomerações, usar álcool gel e manter o uso de máscaras quando tiver sintomas gripais ou em local que apresente surto de coronavírus (mais de três casos).


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM