BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Vereadores aprovam projeto que prevê implantação do Samu em João Monlevade

O Samu atenderá à microrregião de João Monlevade, que engloba as cidades de Bela Vista de Minas, Nova Era e Rio Piracicaba

Por Redação - Portal Notícia1 em 24/11/2022 às 10:28:20

Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Os vereadores da Câmara Municipal de João Monlevade, aprovaram em primeiro, segundo turno e redação final o projeto de lei nº 1.313/2022, de iniciativa do Executivo, que ratifica o Protocolo de Intenções do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba para o Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência do SAMU 192 Regional (CIS-URG MÉDIO PIRACICABA) e dá outras providências.

O serviço implantado em João Monlevade será uma extensão do Samu municipal de Itabira, que passa a ser regional e fará a regulação do serviço. O Samu atenderá à microrregião de João Monlevade, que engloba as cidades de Bela Vista de Minas, Nova Era e Rio Piracicaba.

Quando o cidadão acionar o Samu, pelo telefone 192, a ligação será atendida por uma base em Itabira que irá encaminhar as solicitações para a unidade mais próxima. Em João Monlevade serão duas unidades de atendimento: uma simples e uma avançada. A unidade simples contará com motorista e técnico de enfermagem. Já a unidade avançada contará com motorista, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Revetrie Teixeira (MDB), explicou que 75% do investimento do Samu será feito pelo Governo Estadual, 8% pelo Governo Federal, e 22% pela Prefeitura. "É um benefício a mais para nossa cidade. Temos uma tranquilidade com a vinda do Samu uma vez que é um anexo ao Samu de Itabira e vai contribuir com os atendimentos na cidade". Marquinho Dornelas (PDT) falou da satisfação em ver o projeto sendo apresentado na Casa. O parlamentar relatou que uma de suas preocupações com a aprovação do projeto seria em relação à duplicidade que poderia ocorrer com o serviço prestado pelo Sevor, porém, como ele mesmo explicou, são instituições distintas.

Belmar Diniz (PT) e Thiago Titó (PDT) lembraram que em mandatos anteriores foi apresentado um projeto de intenção de trazer o Samu para a cidade, porém não foi concretizado. Belmar enfatizou que um dos pontos de destaque do serviço prestado pelo Samu é em relação a triagem no momento do atendimento, que faz o encaminhamento do paciente à unidade de saúde conforme a gravidade. Os vereadores Fernando Linhares (União), Leles Pontes (PR) e Bruno Cabeção (Avante) também endossaram a importância da vinda do Samu para João Monlevade. Eles ressaltaram que o setor de saúde e o município só têm a ganhar com a chegada da entidade.

Direito às Mulheres vítimas de violência doméstica

Ainda na reunião, os vereadores aprovaram, em primeiro turno, o projeto de lei nº 1.303/2022 de iniciativa do vereador Gustavo Prandini (PTB). A matéria dispõe sobre a garantia do direito de preferência das mulheres vítimas de violência doméstica à matrícula e à transferência dos filhos, ou de crianças e adolescentes sob sua guarda, nas creches e escolas da Rede Municipal de Ensino de João Monlevade.

Preservação de nascentes

Em primeiro turno, também foi aprovado o projeto de lei nº 1.314/2022, de iniciativa do vereador Thiago Titó (PDT), que dispõe sobre a criação do Programa de Preservação de Nascentes e Olhos d"água no âmbito do município de João Monlevade. Também de autoria do vereador Titó, foi aprovada Moção de Aplausos nº 155/2022, ao senhor Gilmar Benício de Almeida, pelos 21 anos de atuação no Serviço Voluntário de Resgate, SEVOR. Por fim, em redação final, foi aprovado o projeto de lei nº 1.300/2022, de iniciativa do vereador Gustavo Prandini, que inclui no calendário oficial da cidade, o mês de julho para conscientização, prevenção e combate à prática de queimadas no município.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM