CMJM
PMJM

Fabrício Lopes é prefeito em exercício de João Monlevade até o dia 30 de novembro

Prefeito Dr. Laércio e comitiva estão em Luxemburgo para missão paradiplomática

Por Redação/N1 em 21/11/2023 às 11:14:52

Foto: Reprodução

De acordo com o Decreto Nº 204, de 14 de novembro de 2023, durante a ausência do prefeito, o vice, Fabrício Lopes (Avante), assume como interino no período de 18 a 30 de novembro de 2023. Isso porque prefeito e, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e representantes do Executivo e Legislativo municipal embarcaram no último sábado (18) para Luxemburgo em uma missão paradiplomática de 13 dias.

Ao transmitir a chefia do Executivo para o vice-prefeito, Dr. Laércio enalteceu a relação harmoniosa entre eles. "João Monlevade estará em boas mãos na minha ausência. Fabrício tem muita experiência e competência e, com certeza fará um bom trabalho nesses dias em que estarei fora", frisou o prefeito. Já como prefeito em exercício, Fabrício Lopes agradeceu Dr. Laércio pelo gesto. Ele se disse preparado e tranquilo para comandar a cidade nos próximos dias. "Dr. Laércio vem fazendo uma excelente gestão. Juntos temos trabalhado pelo bem de João Monlevade. Tenho certeza de que tudo correrá bem. Desejo que a viagem seja profícua e que tragam boas notícias de oportunidades e investimentos para a nossa cidade", declarou.

Missão Paradiplomática

A agenda começou na segunda, quando a delegação foi recebida pelo prefeito interino de Esch-Sur-Alzette, Pierre-Marc Knaff, no antigo hospital local, atualmente transformado em Casa dos Artista - um complexo de apoio aos artistas, com oficinas e moradia para receber artistas em intercâmbio. Na parte da tarde, participaram de sessão de trabalho sobre projetos relacionadas a geminação entre a cidade-irmã do município de João Monlevade, Esch-Sur-Alzette. Ainda neste dia está prevista visita às instituições culturais de Bridderhaus e Konschthal e ao Museu Nacional da Resistência e dos Direitos Humanos.

"Este é um momento muito importante. Estamos em Luxemburgo para participar de atividades de troca de conhecimento e para fortalecer os laços com descendentes de pessoas que foram essenciais para a história de nossa cidade. Vamos tratar de possibilidades de investimentos que possam impulsionar nosso setor cultural, educacional e econômico, com foco no desenvolvimento e progresso de nossa cidade", ressaltou Dr. Laércio.

Agenda

No roteiro luxemburguês estão previstas entrevista de Dr. Laércio na rádio RT, visita às cidades de Luxemburgo e Esch-sur-Alzette, e à instituição cultural l'Ariston. Outra agenda é a visitação à Universidade Belval, onde será realizada uma reunião com a reitoria. A programação também contempla encontro com representantes da ArcelorMittal e a assinatura oficial do acordo de geminação

No dia 24, a comitiva segue para Bruxelas, capital da Bélgica, onde será recebida pelo Embaixador de Luxemburgo Carlo Krieger e pela historiadora e cineasta Dominique Santana, idealizadora do documentário "A Colônia Luxemburguesa".

De volta a Luxemburgo, a delegação finaliza os trabalhos com uma reunião com o professor Marc Meyers, que é filho do engenheiro luxemburguês, Henri Meyers, que trabalhou na antiga Belgo Mineira (hoje ArcelorMittal) entre os anos de 1938 e 1962.

A comitiva monlevadense, liderada por Dr. Laércio, é composta pela primeira dama e presidente do Conselho Curador da Fundação Municipal Crê-Ser, Rosângela Guimarães Ribeiro, pela diretora-executiva da Fundação Municipal Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes, pela diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, pelo assessor de diretoria da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Thiago Henrique dos Santos, pelo líder do Governo na Câmara, vereador Belmar Diniz (PT). Acompanham a delegação o jornalista Geraldo Magela "Dindão", o intérprete Charles Vardiero e a coordenadora de projetos da Acimon, Juliana Estevam da Silva.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM