arcelor banner
PMJM
Pmjm 1

Câmara de João Monlevade realiza audiência pública sobre Hospital Margarida e Secretaria de Saúde

Encontro será na manhã desta quinta (9), na sede do Legislativo

Por Redação/N1 em 06/05/2024 às 09:06:31

Foto: Acom/CMJM

Os trabalhos prestados pelo Hospital Margarida e pela Secretaria Municipal de Saúde serão discutidos em uma audiência 8pública pelos vereadores de João Monlevade. A audiência será na quinta (9), às 8h30, na sede da Câmara, que fica próximo à Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O encontro deve ser transmitido pelo canal da Câmara Municipal de João Monlevade no YouTube.

O assunto é recorrente nas reuniões ordinárias da Câmara. Assim, o presidente da Comissão de Saúde, Revetrie Teixeira (MDB), juntamente com o também membro da comissão e líder do Governo na Casa, Belmar Diniz (PT), assinaram requerimento para a realização do debate. O presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), reforçou seu apoio à discussão e seu empenho pessoal e em parceria com os demais vereadores, em convidar o Ministério Público para estar audiência. Linhares também é defensor de mais investimento por parte da Prefeitura na saúde básica, ou seja, nos postos de saúde, para evitar que o cidadão recorra ao Hospital Margarida.

Entre os pontos já levantados pelo vereador Revetrie é o trabalho da Vigilância Sanitária (Visa) em Monlevade, a cobrança por realizações mais eficazes dos mutirões de limpeza nos bairros para o combate a dengue, a infraestrutura dos postos de saúde e o atendimento prestado no Pronto Atendimento do Hospital Margarida, bem como o tempo de espera do paciente no local. Já Belmar Diniz defende um debate amplo com prefeituras de cidades vizinhas que têm o Hospital Margarida como referência para atendimento. São elas Nova Era, São Domingos do Prata, Bela Vista de Minas e Rio Piracicaba. O vereador quer que estes municípios auxiliem no custeio do hospital, já que utilizam a estrutura de atendimento. Recentemente, a Prefeitura de João Monlevade aumentou o valor de repasse à casa de saúde, já que o Pronto Socorro municipal funciona ali e devido também ao alto número de casos de dengue. Contudo, as reclamações sobre demora no atendimento ainda são constantes.

Outro ponto já levantado em reunião, pelo vereador Marquinho Dornelas (Republicanos), é a necessidade, segundo ele, de a Unimed melhorar o atendimento para aqueles que pagam o plano. A ideia é desafogar assim o sistema de atendimento também para usuários do SUS. Sobre isso, Pastor Lieberth (Podemos) foi mais enfático. Para ele, já passou da hora de a Unimed construir uma estrutura hospitalar separada para seus usuários. Bruno Cabeção (Avante) também já fez uso da tribuna para relatar casos de mães de crianças que, devido à demora no atendimento, saiu do Margarida e levou o filho para hospital em outra cidade. "Há dinheiro do município, dos pagadores de imposto ali, e por isso sempre cobrarei esse assunto", destacou ele. A expectativa é de que esses e outros pontos sejam discutidos na audiência.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM