arcelor banner
PMJM
Pmjm 1

Câmara de João Monlevade realiza audiência pública sobre Hospital Margarida e Secretaria de Saúde

Encontro será na manhã desta quinta (9), na sede do Legislativo

Por Redação/N1 em 06/05/2024 às 09:06:31

Foto: Acom/CMJM

Os trabalhos prestados pelo Hospital Margarida e pela Secretaria Municipal de Sa├║de serão discutidos em uma audi├¬ncia 8p├║blica pelos vereadores de João Monlevade. A audi├¬ncia ser├í na quinta (9), às 8h30, na sede da Câmara, que fica próximo à Igreja do Sagrado Coração de Jesus. O encontro deve ser transmitido pelo canal da Câmara Municipal de João Monlevade no YouTube.

O assunto é recorrente nas reuniões ordin├írias da Câmara. Assim, o presidente da Comissão de Sa├║de, Revetrie Teixeira (MDB), juntamente com o também membro da comissão e l├şder do Governo na Casa, Belmar Diniz (PT), assinaram requerimento para a realização do debate. O presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), reforçou seu apoio à discussão e seu empenho pessoal e em parceria com os demais vereadores, em convidar o Ministério P├║blico para estar audi├¬ncia. Linhares também é defensor de mais investimento por parte da Prefeitura na sa├║de b├ísica, ou seja, nos postos de sa├║de, para evitar que o cidadão recorra ao Hospital Margarida.

Entre os pontos j├í levantados pelo vereador Revetrie é o trabalho da Vigilância Sanit├íria (Visa) em Monlevade, a cobrança por realizações mais eficazes dos mutirões de limpeza nos bairros para o combate a dengue, a infraestrutura dos postos de sa├║de e o atendimento prestado no Pronto Atendimento do Hospital Margarida, bem como o tempo de espera do paciente no local. J├í Belmar Diniz defende um debate amplo com prefeituras de cidades vizinhas que t├¬m o Hospital Margarida como refer├¬ncia para atendimento. São elas Nova Era, São Domingos do Prata, Bela Vista de Minas e Rio Piracicaba. O vereador quer que estes munic├şpios auxiliem no custeio do hospital, j├í que utilizam a estrutura de atendimento. Recentemente, a Prefeitura de João Monlevade aumentou o valor de repasse à casa de sa├║de, j├í que o Pronto Socorro municipal funciona ali e devido também ao alto n├║mero de casos de dengue. Contudo, as reclamações sobre demora no atendimento ainda são constantes.

Outro ponto j├í levantado em reunião, pelo vereador Marquinho Dornelas (Republicanos), é a necessidade, segundo ele, de a Unimed melhorar o atendimento para aqueles que pagam o plano. A ideia é desafogar assim o sistema de atendimento também para usu├írios do SUS. Sobre isso, Pastor Lieberth (Podemos) foi mais enf├ítico. Para ele, j├í passou da hora de a Unimed construir uma estrutura hospitalar separada para seus usu├írios. Bruno Cabeção (Avante) também j├í fez uso da tribuna para relatar casos de mães de crianças que, devido à demora no atendimento, saiu do Margarida e levou o filho para hospital em outra cidade. "H├í dinheiro do munic├şpio, dos pagadores de imposto ali, e por isso sempre cobrarei esse assunto", destacou ele. A expectativa é de que esses e outros pontos sejam discutidos na audi├¬ncia.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM