BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Barão: falta de materiais e EPIs para garis é alvo de denúncias no Ministério Público

Em vídeo onde servidores reclamam da falta de material e EPI, prefeito Décio dos Santos responde: "a gente tem que fazer o melhor com aquilo que a gente tem" . Ele se manifestou em rede social sobre a proporção do vídeo

Por Redação/N1 em 09/04/2024 às 17:07:38

Foto: Reprodução/Instagram

Um vídeo de uma recente reunião entre o prefeito de Barão de Cocais, Décio dos Santos (PSB), acompanhado do novo secretário municipal de Meio Ambiente, David Pessoa Guedes, junto aos garis que prestam importante serviço de limpeza dos espaços públicos da cidade, viralizou e é alvo de críticas do sindicato da categoria (Sindcabasa) e de denúncia no Ministério Público do Trabalho. No vídeo, filmado por um dos participantes da reunião, os trabalhadores reclamam da falta de material de trabalho. Em dado momento, uma servidora fala: "Não tem como varrer não uai". Em resposta, o prefeito afirma que "a gente tem que fazer o melhor com aquilo que a gente tem".

Ainda em sua fala, Décio continua: "O melhor da gente com aquilo que a gente tem, enquanto a gente não tem uma coisa melhor. Eu até agradeço que vejo você lá, mesmo assim varrendo, entendeu". Logo depois a servidora reclama: "Não tem como, já passou da hora". A resposta do prefeito é "Já passou mesmo".

Neste momento, o secretário intervém e afirma que no pouco tempo que está à frente da pasta, já que assumiu este mês, está buscando formas de atender aos servidores. "Mas não é fácil. Não podemos passar por cima de algumas coisas. Mas vamos conversar com a Madalena não só sore as vassouras, mas de todo material que estiver precisando lá e procurar saber em que pé está isso".

Denúncias

O vídeo chegou ao conhecimento do sindicato e foi inclusive compartilhado pela diretora de Assuntos Jurídicos do Sindcabasa, Rita de Cássia Ferreira. Segundo ela, a falta de material e de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os garis e servidores da limpeza não é novidade e já foi denunciado ao Ministério Público. "Também já encaminhamos ofícios e cobramos da Prefeitura a disponibilização desse material, mas não fomos respondidos", disse. Ainda segundo Rita, os servidores receberam da Prefeitura vassouras feitas de garrafa pet, com prejuízo à ergonomia dos servidores.

O vereador Rafael Tcheba (PDT), usou seu perfil nas redes sociais para informar que protocolou uma denúncia no Ministério Público do Trabalho contra o prefeito e contra a Prefeitura de Barão de Cocais. Ele disse ainda que fara requerimento para que a Secretaria de Meio Ambiente preste todos os esclarecimentos necessários sobre o caso.

Licitação

Conforme site da Prefeitura de Barão de Cocais, há uma licitação publicada em 18 de março deste ano, cujo objeto é a futura e eventual aquisição de material de limpeza, produtos de higienização e material descartável para atendimento às diversas secretarias municipais. Entre os materiais que constam no edital estão produtos de limpeza como álcool, baldes, pacotes de lixo, luvas descartáveis, vassouras, rodos, mangueiras, detergente, copos descartáveis e outros. Os materiais foram separados em lotes e durante a tarde desta terça, o processo transcorria.

Prefeito se manifesta em rede social

A reportagem encaminhou questionamentos à Prefeitura sobre o caso. Contudo, o prefeito Décio dos Santos se manifestou em sua rede social. Segundo ele, que não negou o vídeo e nem a falta de material, a sua fala tomou proporções maiores devido ao "período eleitoral". Ele confirmou o processo licitatório e ainda disse que sua fala é inspirada no filósofo Mário Sérgio Cortella. "A coisa tomou proporção maior devido o período eleitoral. Nós falamos muita coisa, elogiamos muito elas (as garis) pelo trabalho", explicou. Ao final o prefeito manda um abraço a todas as garis.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM