arcelor banner
PMJM
Pmjm 1

No Dia Nacional do Aço, ArcelorMittal reforça investimentos na usina de Monlevade

Além disso, parceria da empresa com a Atlimarjom é celebrada pelas partes

Por Redação/N1 em 09/04/2024 às 15:16:07

Foto: Divulgação

Nesta terça (4), é comemorado o Dia Nacional do Aço. Para marcar a data, a ArcelorMittal, maior produtora de aço no Brasil, reforçou o que considera o maior programa de investimentos da indústria do aço em andamento no país com aquisições, ampliações de suas plantas, energia renovável, atualização tecnológica e joint ventures, que somam R$ 25 bilhões.

Entre as ações, a empresa destaca que estão em andamento os programas de investimento de R$ 4 bilhões na ampliação e modernização da Unidade de Monlevade. A justificativa é a produção de uma nova linha de produção de aços longos, dobrando a capacidade de produção dessa importante operação.

Outra ação de destaque do grupo em Monlevade diz respeito também às áreas mineral e sócioambiental. A Mina do Andrade, localizada em Bela Vista de Minas, conta com uma parceria com a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom) para destinar materiais como papel, papelão e plástico. Desde 2017, quando a Mina do Andrade iniciou a parceria, a ArcelorMittal entregou para a Atlimarjom mais de 160 toneladas de recursos recicláveis – incluindo também as doações realizadas pela Usina de Monlevade, que passou a destinar fardos de plástico para a Associação em 2022.

A empresa foca que os dados de crescimento da Atlimarjom, que completa 23 anos de fundação em maio, comprovam a importância do trabalho dos associados, vem como da parceria com a empresa. Segundo Valdete Firmina Roza, tesoureira da instituição, a Associação foi criada com o propósito de resgatar a cidadania e profissionalizar os trabalhadores que atuavam no lixão da cidade. Mensalmente, cerca de 120 toneladas de materiais recicláveis são vendidas, o que reafirma o papel da instituição: proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. Parte do dinheiro arrecadado é utilizado para o pagamento das despesas da Associação, enquanto o restante é dividido entre eles.

"Essa parceria com a ArcelorMittal é muito importante para a Atlimarjom, especialmente nos primeiros anos em que estávamos realizando a coleta em apenas alguns bairros. A doação de materiais nos ajuda a compor a carga necessária para as vendas semanais. Temos orgulho de chegarmos aqui, pois são muitos anos de trabalho e luta. Só temos a agradecer aos nossos parceiros que contribuíram para isso", completa.

Coleta seletiva

Valdete, que faz parte da Associação desde a sua criação, comemora que no último ano passaram a atender de 23 a 74 bairros, ou seja, toda a cidade. Ela conta que, com apoio da prefeitura, a população aderiu a proposta e, hoje, João Monlevade pode ser considerada um caso de sucesso na região. "Realizamos um trabalho intenso de porta em porta e educativo com os moradores, o que resultou em uma participação muito ativa. Queremos ser referência nesse processo e esperamos que outras cidades sigam esse exemplo", finaliza Valdete.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM