CMJM
PMJM

Prefeitura de João Monlevade oferece capacitação aos novos Agentes Comunitários de Saúde

Ao todo, 78 profissionais vão atuar no município

Por Redação/N1 em 23/04/2024 às 13:47:31

Foto: Acom/PMJM

A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece, a partir da manhã desta segunda-feira (22), uma capacitação aos novos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que vão atuar no município. Ao todo, 78 profissionais, admitidos através de Processo Seletivo, participaram da abertura do evento, que aconteceu no Auditório Leonardo Diniz, na sede do Executivo.

A capacitação acontece até a tarde de sexta-feira (26) e dentro da programação acontecem a Apresentação da Gestão; Dinâmica de Apresentação; Contrato de Pactuação; Palestra sobre Ética no Trabalho e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Apresentação da Rede Municipal de Saúde; Apresentação das Enfermeiras, Coordenadoras das Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Dinâmica de Territorialização; Atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Secundária em Saúde e Centro de Reabilitação; Rede Psicossocial; Indicadores e Cadastros na APS; Rede de Saúde Bucal; Vigilância em Saúde e Vacinação; SUAS: direito do cidadão e dever do Estado; Discussão Final sobre Atenção Primária; Debates e discussões.

Na quinta-feira (25), o evento acontece na Faculdade Doctum, no bairro Vila Tanque e haverá a apresentação do Sistema Vivver, durante todo o dia.

Números

Presente à abertura da Capacitação, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), ressaltou sobre a importância do trabalho de cada agente para a saúde do município. "Cada um de vocês possui um papel fundamental e de extrema importância. A função do Agente Comunitário de Saúde é de grande valia e ficamos felizes em aumentar consideravelmente o número de profissionais e da cobertura em toda a cidade. Sejam bem-vindos e se sintam em casa", afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, salientou a importância dos números da saúde e da cobertura da Atenção Primária. "Hoje é um dia muito importante e que nos deixa muito felizes, pois demonstra a atenção do governo com a saúde da população. Quando o atual governo assumiu a administração municipal, encontramos 38% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF), hoje alcançamos 79%, com 17 equipes. Afirmo que vamos trabalhar para atingir o 100% em nossa cidade e o trabalho de vocês é fundamental para isso", destacou Raquel.

O assessor de Governo, Cristiano Araújo Vasconcelos, lembrou que entre as várias conquistas da atual administração na área da saúde, a contratação e o cuidado com os agentes de saúde estão entre as mais importantes. "Oferecer dignidade e segurança aos agentes: essa é uma de nossas prioridades e mostra que cuidamos de quem cuida da saúde da população. Lembrando que nosso governo investe 27% do orçamento na saúde, quase o dobro do que é estabelecido por lei. Fico feliz e me emociono ao vê-los aqui, é muito importante a presença de cada um de vocês nesse evento. Tenho certeza de que farão um excelente trabalho", salientou Cristiano.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM