BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Vereadores aprovam em primeiro turno a criação da Fundação Parque do Areão

Com falas sobre a importância de se manter investimentos no Areão, independente de quem esteja à frente da Prefeitura, projeto foi aprovado com 10 votos favoráveis e quatro contrários

Por Redação/N1 em 25/04/2024 às 15:49:48

Foto: Acom/CMJM

Nessa quarta-feira, 24, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade, foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei n° 1445/2024, que dispõe sobre a criação da Fundação Municipal Parque do Areão e Ãreas Verdes de João Monlevade. O projeto é de iniciativa da Prefeitura e, conforme redação, tem como objetivo principal promover a preservação e o desenvolvimento do Parque do Areão e das áreas verdes do município, visando à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável da região. Para tanto, será necessário a criação de cargos como diretor, dois chefes de divisão de Meio Ambiente e quatro auxiliares administrativos, bem como a criação dos Conselhos Fiscal e Conselho Curador.

O projeto foi aprovado com 10 votos favoráveis e quatro contrários. Apesar de não votar, o presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos), defendeu a criação da Fundação, justificando que a criação garante investimentos e continuidade no trabalho de preservação ambiental independente de quem esteja à frente da Prefeitura. Ele ainda citou outras cidades como Belo Horizonte e Ipatinga, que contam com parques municipais, que são espaços culturais e de convivência familiar. "Estamos atrasados há pelo menos três décadas em relação a diversas cidades. Temos um espaço propício para ser estruturado, assim como está sendo", disse.

Belmar Diniz (PT) tambem se manifestou. "Precisamos ter um espaço de lazer, arborizado, independentemente de qualquer administração. Queremos a garantia da conservação do espaço. A aprovação da matéria é um passo importante para que isto ocorra". Bruno Cabeção (Avante) relatou que no Parque do Areão, em mais de 30 anos, foram feitas algumas benfeitorias, porém nada consistente. "A Fundação é de suma importância para que se faça nascer a semente do desenvolvimento do Parque".

Leles Pontes (Republicanos) e Thiago Titó (MDB) também fizeram uso da palavra para demonstrar apoio a proposta. "Monlevade carece de áreas de lazer e o Parque do Areão é uma excelente alternativa para isso", destacou Leles. "Com a aprovação deste projeto, eu vejo com bons olhos a continuidade das atividades que ali serão desenvolvidas", disse Titó.

Contrários

Os vereadores que votaram contrário ao texto, também se manifestaram. Gustavo Prandini (PCdoB), ressaltou que apoia os investimentos no Parque, mas destacou que a prioridade seria a estrutturação da Secretaria de Meio Ambiente e a partir dela a gestão do Parqu do Areão. Tonhão (PDT) também defendeu os investimentos da Secretaria bem como a reestruturação da pasta. Rael Alves (MDB) disse que votou contrário como forma de protesto. De acordo com ele, "o Executivo não tem o mesmo empenho em outras áreas da cidade, como por exemplo com o Córrego dos Coelhos". O vereador Revetrie Teixeira (MDB) endossou a fala de Rael, no que diz respeito a falta de investimento em outros locais do município.

A proposta agora seguirá para análise em segundo turno na Câmara Municipal, antes de ser encaminhada para sanção do Prefeito.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM