BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Monlevade registra 45 ocorrências devido às chuvas; 11 famílias tiveram que deixar suas casas

Prefeitura concentra esforços e adia o Festival Baobá

Por Redação - Portal Notícia1 em 16/11/2022 às 18:41:47

Foto: Acom/PMJM

A Defesa Civil de João Monlevade afirmou que nessa terça-feira (15) choveu na cidade 90mm em apenas 40 minutos. O alto índice provocou uma série de danos por todo município e afetou principalmente os bairros Laranjeiras, Loanda, Metalúrgico, Santa Cruz, Centro Industrial, São Benedito, Rosário, Boa Vista, São Jorge, José Elói, Jacuí, Belmonte, Tanquinho I e Baú.

Em 24h, a Defesa Civil registrou 45 ocorrências. A maior parte é relacionada a queda de taludes, muros e postes. Além de dez pontos de inundações entre ruas e casas. Carros ficaram ilhados no bairro Baú e 11 famílias precisaram deixar as suas residências. Apenas uma está abrigada temporariamente na Casa de Passagem (albergue municipal). As demais foram acolhidas em casa de parentes. Seis famílias desalojadas são do bairro Metalúrgico, duas do Loanda e as demais do São Benedito, Belmonte e Santa Cruz.

A chuva atingiu ainda prédios públicos como o Velório Municipal, a Secretaria de Saúde e o presídio. Também há registros de entrada de água em lojas no centro do bairro Carneirinhos.

O trabalho da equipe de limpeza está concentrado nos bairros mais atingidos pelas chuvas e também nas avenidas principais da cidade. 21 máquinas como caminhões-pipas, basculantes, escavadeiras, retroescavadeiras e carregadeiras são usadas como apoio para remoção de lama, entulhos e galhos de árvores. Após a limpeza pesada, as ruas seguem sendo lavadas. Cerca de 80 pessoas da administração direta e colaboradores ajudam na operação.

O abastecimento de água por toda cidade também está comprometido por conta das chuvas. Vários picos de energia elétrica na rede, somados à grande turbidez das águas do Rio Santa Bárbara (onde ocorre a captação) impossibilitam o tratamento e a distribuição de água no município. Diante da situação, o Departamento de Águas e Esgotos (DAE) pede que a população armazene e use de forma consciente a água tratada.

Festival Baobá suspenso

Na tarde desta quarta-feira (16), o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), os secretários de Obras, Eduardo Bastos, o de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, a secretária de Assistência Social, Marinete Morais, a assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho, o chefe de Gabinete, Geraldo Giovani Silva, o assessor de Governo, Gentil Lucas Moreira Bicalho, e o coordenador da Defesa Civil no município, Edemir Alves, falaram sobre os danos causados pelas chuvas em João Monlevade.

Dr. Laércio foi enfático ao afirmar que a administração não está medindo esforços para limpar a cidade e dar assistência aos atingidos. O prefeito também anunciou a suspensão do Festival Baobá – Pretas Tradições, que seria realizado neste final de semana.

"Quero tranquilizar toda a população de João Monlevade. Temos 80 pessoas trabalhando nas ruas, coordenados pela Defesa Civil e todas as ocorrências registradas de ontem para hoje já foram atendidas. Inclusive, os servidores que estão atuando no atendimento à população atingida são os mesmos que trabalhariam para a realização do Festival. O Baobá será suspenso devido à gravidade do que aconteceu em nossa cidade e também devido à previsão de novas tempestades para o final de semana. Vamos reorganizar a festa para o ano que vem", explicou o prefeito.

Finalizando, o vice-prefeito, Fabrício Lopes, ponderou que todos os servidores estão a postos para reverter a atual situação causada pelas chuvas em João Monlevade, limpando as ruas e cuidando das pessoas. "Pedimos aos moradores que estão em área de risco que procure a Defesa Civil, que está prontamente à disposição. Estamos atentos a todos os alertas dos órgãos e nossa equipe pode levar um pouco de tempo, mas vai chegar a todos os locais atingidos", apontou. Fabrício também enalteceu aos voluntários que têm ajudado nos trabalhos.

Defesa civil

Se você mora em área de risco, a qualquer sinal de perigo saia de casa, avise os vizinhos e contate a Defesa Civil pelo telefone 9 9361-0131.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM