arcelor banner

Monlevade: vereadores querem que Prefeitura utilize veículos movidos por energia limpa

Projeto prevê substituição da frota a longo prazo. Proposta foi aprovada em primeiro turno

Por Redação - Portal Notícia1 em 22/06/2023 às 09:20:31

Foto: Flávio Lial/Acom CMJM

Os vereadores da Câmara de João Monlevade aprovaram em primeiro turno, o substitutivo ao projeto de Lei nº 1.320/2022, de iniciativa do vereador Gustavo Prandini (PTB). A matéria estabelece obrigatoriedade do Poder Público utilizar veículos movidos por energia limpa.

A proposta prevê que até 31 de julho de 2033, a frota de veículos de transporte de passageiros, própria ou contratada por licitação, destinada a prestação de serviços públicos municipais, seja composta totalmente por veículos movidos por energia limpa. Conforme consta no projeto, a troca dos veículos deverá ser feita de forma gradual, priorizando a troca dos veículos mais desgastados e com maior tempo de uso.

De acordo com o autor, o substitutivo é para adequar a matéria às emendas já apresentadas durante a tramitação junto às comissões da Casa. Prandini ainda destacou que apesar da obrigatoriedade ser apenas daqui 10 anos, "é preciso olhar para o futuro e iniciar um processo para que isto ocorra". Ele ainda ressaltou que futuramente, caso o município não consiga fazer as trocas no prazo estabelecido, este período pode ser prolongado.

O presidente da Casa, Fernando Linhares (União), lembrou que o projeto já possui uma emenda que será votada em segundo turno prevendo a extensão do prazo de implantação para janeiro de 2047.

O parlamentar Revetrie Teixeira (MDB), parabenizou o autor pela iniciativa. "Projetos para a área ambiental sempre terão o meu apoio. Caminhamos para um futuro em que se não respeitar o Meio Ambiente a humanidade poderá pagar sérias consequências".

O vereador Vanderlei Miranda (PL) votou contrário à matéria. Segundo ele, apesar da proposta ser interessante, há outros projetos mais urgentes que já foram aprovados pela Casa e que precisam ser sancionados pelo Executivo.

Mais aprovação

Também na reunião, os parlamentares aprovaram o projeto de lei nº 1.358/2023, de iniciativa do vereador Marquinho Dornelas, que denomina de David Roosevelt Linhares, a avenida "E" localizada no bairro Sion.

De acordo com Dornelas, David é natural de Alvinópolis, mas mudou para João Monlevade em 1953. Ele já trabalhou como auxiliar em um jornal da cidade e atuou no setor de Comunicação da Prefeitura e como secretário de administração do governo do ex-prefeito Antônio Gonçalves. Posteriormente, fundou a empresa Ferreira Junior. David faleceu em março de 2020.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM