A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Obras continua com as reformas das estruturas da Estação Ambiental de Peti. A Casa de Hóspedes passa por pequenas manutenções na área externa e o Laboratório por pintura e troca dos telhados dos viveiros no entorno.
No momento, a frente de trabalho está atuando mais ativamente na portaria principal. Também foi trocado o motor eletrônico do portão, bem como de todos os portões da área de responsabilidade da administração municipal. Os serviços no Alojamento 3 também foram iniciados.
Além da Capela de São Francisco de Assis, o restaurante e seu entorno foram concluídos, além da estrutura do Mirante, aceiros no entorno a fim de evitar incêndios, placas de identificações e manutenção de trilhas de acesso a pontos importantes da Estação.
Com a aquisição de concessão da Estação pela Prefeitura, a administração visa promover ações de Educação Ambiental, fomento do turismo ecológico e assim, contribuir para a diversificação econômica local.
Cultura
Outra ação da Prefeitura é realizada por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Setor de Patrimônio Cultural. O setor deu início nesta semana às ações de envolvimento da comunidade com a história da cidade. Dessa vez, o foco foi a formação com os guardas patrimoniais do município. Com a orientação do guia turístico Rinaldo Alves e equipe do setor, os guardas receberam informações sobre a história dos pontos visitados, ressaltando sua importância na formação da sociedade atual.
Entre os locais visitados os guardas estiveram no Centro Cultural, igreja Rosário das Mercês, igreja Santa Efigênia; os caminhos, a Praça e a casa de Padre João, além da Matriz de São Gonçalo. Durante as visitas os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre cada local. O segundo momento da formação ocorrerá dia 22 de fevereiro, quando mais um grupo de guardas irão saber mais sobre os lugares importantes das origens são-gonçalense.