arcelor banner
PMJM
Pmjm 1

Monlevade, Itabira, São Gonçalo, Bela Vista e mais cidades da região receberão caminhonetes para Defesa Civil

Quase 500 municípios mineiros receberão kits compostos por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital

Por Redação - Portal Notícia1 em 09/09/2021 às 16:21:54

Foto: Divulgação

Quase 500 municĂ­pios mineiros receberão um importante reforço para os trabalhos da Defesa Civil. A Defesa Civil de Minas Gerais anunciou os vencedores do Chamamento PĂșblico 01/2021 GMG/Cedec, nesta quinta (9). E vĂĄrias cidades do Médio Piracicaba foram contempladas. São elas: João Monlevade, Itabira, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova Era, Santa BĂĄrbara, Alvinópolis, Rio Piracicaba e Catas Altas. Cada municĂ­pio citado receberĂĄ um kit, composto por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital. A previsão é de que os kits sejam repassados até outubro.

Confira a relação dos municĂ­pios clicando aqui.

O objetivo é estruturar os municĂ­pios e garantir melhor atendimento em situações de emergĂȘncia, como inundações e outras situações adversas, como ressaltou o governador Romeu Zema. "A estruturação das coordenadorias municipais de proteção e Defesa Civil em cada cidade de Minas representa a integração dos esforços entre diversos atores pĂșblicos na solução dos problemas, com a finalidade de garantir melhor atendimento ao povo mineiro", destacou o governador.

Os municĂ­pios interessados tiveram até o dia 10 de agosto para envio de uma série de documentos que foram avaliados pela Defesa Civil Estadual. Dentre os critérios de avaliação, foi considerado se a cidade tem uma Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, se decretou Situação de EmergĂȘncia ou Calamidade PĂșblica nos Ășltimos 10 anos e ainda, se o municĂ­pio tem Plano de ContingĂȘncia e qual o nĂ­vel de escolaridade do coordenador da Defesa Civil local.

Termo

A compra dos veĂ­culos e dos demais produtos estĂĄ sendo feita com recursos provenientes de Termo de Compromisso especĂ­fico (TAC Defesa Civil), celebrado em novembro de 2020 e incorporado pelo Termo de Medidas para Reparação Integral dos danos causados pelo rompimento das barragens B-I, B-IV e B-IVA na Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, em janeiro de 2019.

O Termo de Reparação foi assinado em fevereiro de 2021 pelos compromitentes - Estado de Minas Gerais, Ministério PĂșblico do Estado de Minas Gerais (MPMG), Defensoria PĂșblica do Estado de Minas Gerais (DPMG) e Ministério PĂșblico Federal (MPF) - e a compromissĂĄria - Vale S.A. - e homologado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Comunicar erro
Banner SGRA

ComentĂĄrios

CMJM