BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Hidrelétrica do Jacuí: plano revisado e até simulados de emergência planejados

Ação é preventiva e de reforço à segurança. Plano é desenvolvido pela Defesa Civil e ArcelorMittal Monlevade

Por Redação - Portal Notícia1 em 07/10/2021 às 10:04:49

Foto: Divulgação

A Defesa Civil de João Monlevade, juntamente com a ArcelorMittal Monlevade, está em processo de adequação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica (Pequena Central Hidrelétrica - PCH Piracicaba) pertencente à empresa, localizada no bairro Jacuí. O projeto reforça o compromisso da Defesa Civil e da ArcelorMittal com a segurança de toda a população.

Cabe ressaltar que todo o trabalho é preventivo, em atendimento à legislação e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa também segue todas as orientações técnicas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

O trabalho é dividido em três etapas. A primeira consiste no cadastramento de moradores dos bairros Centro Industrial e Santa Cruz, feito pela Defesa Civil. Os dados auxiliam o órgão no atendimento às famílias que normalmente são afetadas pelas cheias sazonais do rio Piracicaba em algumas ruas dos bairros.

A segunda etapa trata da sinalização dos pontos de encontro de emergência e rotas de fuga, além da implantação de sistemas de alarme. Por fim, na terceira etapa, serão realizados simulados de emergência com datas a serem divulgadas.

Saiba mais

A Hidrelétrica do rio Piracicaba- PCH Piracicaba foi construída em 1939 para a geração de energia elétrica a fim de abastecer a Usina de Monlevade e a antiga Vila Operária. A hidrelétrica, considerada de pequeno porte, possui toda a sua estrutura em concreto, o que a torna segura, além de passar por manutenções preventivas constantes. Atualmente, a Hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de parte da energia utilizada nas operações da ArcelorMittal Monlevade.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM