BANNER PMJM
cmjm 2

Duplicação da 381 para o desenvolvimento regional é destacado pelo novo presidente da Amepi, Marco Antônio Lage

Prefeito de Itabira tomou posse nesta quinta (5), em cerimônia em Monlevade. Educação e saúde também foram destacados em seu discurso

Por Redação - Portal Notícia1 em 06/01/2023 às 12:02:37

Foto: Acom/Amepi

Reconhecimento dos governos Federal e Estadual sobre a importância de se investir no Médio Piracicaba. Esse foi o tom do discurso do novo presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), Marco Antônio Lage (PSB). O prefeito de Itabira afirmou que assume com a missão de estabelecer uma via de mão dupla com as demais esferas, Estado e União, que precisam enxergar a região do Médio Piracicaba. "Essa região não pode atravessar décadas sem investimentos robustos. A começar, pelo karma, da BR 381 e sua interminável duplicação. A burocracia continua deixando acidentes e perdas de vidas. Precisamos da BR-381 duplicada e vamos acompanhar cada passo desse processo", afirmou, sendo bastante aplaudido. Ele também frisou a continuidade de parcerias com associações comerciais da região em defesa do Plano de Desenvolvimento Regional, que tem como uma das principais bandeiras, a duplicação da rodovia.

Ainda sobre investimento em estradas, Marco Antônio das rodovias estaduais, algumas sem pavimento em nossa região. Para conseguir os resultados esperados, Marco Antônio Lage destacou a importância da região continuar forte e unida para ter o anseios atendidos. Para justificar a necessidade dos investimentos, ele fez questão de destacar a grandeza do Médio Piracicaba, suas potencialidades e desafios e comprometeu-se com uma gestão compartilhada, democrática e unificada. Exemplo disso são números expressivos, como os mais de 400 mil habitantes na região e a riqueza produzida nas cidades. "O PIB do Médio Piracicaba é de 18,2 bilhões. Segundo o IBGE, em 2020, se fosse uma cidade, estaríamos entre as sessenta do país que mais gerou renda", informou.

Lage falou da responsabilidade e importância de liderar a Amepi e apresentou diretrizes de sua gestão com foco na saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, desenvolvimento regional e fortalecimento das entidades, para serem referências nacionais. "Quero fortalecer ainda mais esse instrumento, para resolver de forma ágil, problemas que sozinhos demorariam mais. Vamos fazer da nossa região um exemplo, como ela exige e merece", disse.

Educação e Saúde

Sobre a área de educação, o presidente Marco Antônio disse que a Amepi deve estar na vanguarda da discussão sobre Fundeb, pagamento professores e oferecendo a melhor educação para os estudantes. Na área da saúde, ele chamou a atenção para a implantação de serviços de alta complexidade e a discussão sobre um hospital regional. Ele também falou da importância de aumentar diálogo com entidades, para ampliar a vacinação nos municípios.

Neste momento, o novo presidente da Amepi e Consmepi conclamou os prefeitos a um desafio: fazer com que a poliomielite desapareça do Brasil. "Hoje, vemos índices insuficiente de vacinação. Apelo é que a região de exemplo na vacinação contra a paralisia infantil. Nossos índices estão ruins, com cidades abaixo dos nacionais. Vamos fazer um aceno a todo o país, e mostrar que aqui existem líderes comprometidos com a saúde", conclamou. E encerrou, desejando a todos um feliz ano novo, colocando-se à disposição de todos. "Contem comigo, que vou contar com cada um de vocês".

Cerimônia e presenças
A solenidade de posse da nova presidência da Amepi foi realizada na tarde desta quinta-feira (5), no salão nobre do Real Esporte Clube, em João Monlevade, sede da associação e do consórcio. O evento foi prestigiado pelo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius (PSDB). A solenidade de posse contou com a presença dos prefeitos de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT); de Rio Piracicaba, Augusto Henrique da Silva (Cidadania); de São Gonçalo do Rio Abaixo, Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho (PDT); de Santa Bárbara, Alcemir Moreira (União Brasil); de Alvinópolis, Maurosan Gonçalves Machado (MDB); de Dom Silvério, José Bráulio Aleixo (PTB); de São José do Goiabal, José Roberto Gariff (PSB); de Catas Altas, Saulo Morais (Patriota), de São Domingos do Prata, Fernando Rolla (PSDB) e de Itambé do Mato Dentro, Cleidileny Aparecida (PP). Além deles, estavam vice-prefeitos e vice-prefeitas, secretários municipais, vereadores e representantes de associações empresariais e entidades da sociedade civil.
Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM