BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Atendimentos para pacientes com suspeita de dengue mais que dobra em São Gonçalo

Comitê analisou que somente em fevereiro deste ano foram 4341 atendimentos, contra 2000 registrados no mesmo período em 2023

Por Redação/N1 em 04/03/2024 às 10:04:59

Foto: Nívia Leles/Acom PMSGRA

O ComitĂȘ de Arboviroses criado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo se reuniu nesta sexta, 1Âș, no Centro de Treinamento em Gestão para avaliar a situação da dengue e suas variantes na cidade.

Na ocasião, os profissionais de saúde do Pronto Atendimento apresentaram diversos levantamentos comparativos da dengue. Dado alarmante é que só em fevereiro, o número de atendimentos a casos suspeitos de arboviroses na unidade mais que dobraram em comparação ao ano passado, saltando de 2.000 para 4.341 em 2024.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Fagundes apresentou os números de arboviroses até o dia 27 de fevereiro. Até a data foram confirmados 466 casos de dengue e um caso de Chikungunya estĂĄ em investigação.

Também foram definidos pelo ComitĂȘ, os próximos passos das ações de combate como: a continuidade de mutirões de limpeza, ações nas escolas e informativos, através das redes digitais oficiais da Prefeitura.

Desde novembro do ano passado, a Prefeitura vem realizando mutirões de limpeza em bairros com maior incidĂȘncia de focos e casos, como Guanabara, Santa EfigĂȘnia e Santa Catarina. Campanhas publicitĂĄrias com os cuidados necessĂĄrios para evitar a proliferação do mosquito também aconteceram desde então.

Segundo os agentes de saúde, a grande maioria dos focos estão em residĂȘncias, portanto, a regra dos 10 minutos semanais para verificar os quintais são fundamentais na prevenção à doença.

O ComitĂȘ é formado por representantes de diversas secretarias municipais criando dessa maneira uma força tarefa de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti.


Comunicar erro
Banner SGRA

ComentĂĄrios

CMJM