BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Monlevade registra primeira morte confirmada por chikungunya

Paciente tinha 87 anos e apresentava comorbidades

Por Redação/N1 em 25/03/2024 às 14:08:49

João Monlevade registrou a primeira morte confirmada por chikungunya. A paciente era uma senhora de 87 anos, moradora do bairro Ipiranga. Segundo a Assessoria de Comunicação do Hospital Margarida, ela faleceu na madrugada do último sábado (23). A idosa era portadora de comorbidades, mas o óbito foi confirmado com o diagnóstico.

Outra triste notícia é o 9º óbito suspeito de dengue no hospital. Trata-se de um homem de 29 anos, com comorbidade, que residia no bairro República. O paciente se encontrava internado desde o dia 18 de março e faleceu na noite de sexta (22). Assim, sobe para seis o número de mortes investigadas por dengue de pacientes de Monlevade internados no Hospital Margarida. Os outros três óbitos suspeitos são de pacientes de outras cidades.

Atualmente, 26 pacientes estão internados no hospital com suspeita de dengue. 23 estão em leitos de enfermaria e três no CTI. Entre sexta e domingo, 117 pessoas com sintomas de dengue procuraram a casa de saúde em busca de atendimento.

Sintomas

Os sintomas de dengue, chikungunya e Zika são semelhantes e incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais.

A orientação do ministério é que a população procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sinais de qualquer uma das três arboviroses. Em João Monlevade, a secretaria de Saúde pede que a população priorize o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) referência de seu bairro. Além disso, a Policlínica funciona de 17h às 20h, durante a semana para atender pacientes com esses sintomas, e aos sábados e domingos, de 8h às 16h.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM