BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Vereadores de Monlevade aprovam denominar de Antônio Guedes Bezerra Neto setor odontológico de nova UBS

Proposta é dos vereadores Fernando Linhares, Belmar Diniz e Doró da Saúde e foi aprovada por unanimidade

Por Redação/N1 em 15/04/2024 às 16:31:05

Neto foi referência no setor de Saúde em Monlevade. Ele faleceu de Covid-19 em 2020 - Foto: Acom/PMJM

Os vereadores aprovaram em turno único na reunião ordinária da Câmara Municipal de João Monlevade da última quarta-feira, 10, três projetos de lei que tratam da denominação de rua e setores públicos no município. Um dos projeto foi o de nº 1.457 proposto pelos vereadores Belmar Diniz (PT), Fernando Linhares (PODEMOS) e Doró da Saúde (Avante), nomeia o setor de odontologia da UBS Antônio Gonçalves (Antiga Policlínica), em construção na rua Duque de Caxias, como "Antônio Guedes Bezerra Neto".

Neto, como era carinhosamente conhecido, foi um profissional exemplar e dedicado à saúde bucal da comunidade de João Monlevade, deixando um legado de comprometimento e serviço público. Em 1989, Neto prestou concurso público municipal para o cargo de dentista e exerceu a função até 2020. Ele foi membro do SINTRAMON e do Conselho Municipal de Saúde e exerceu o cargo de coordenador da Vigilância em Saúde (VISA), onde realizou a primeira campanha contra a dengue.

Na gestão do prefeito Laércio Ribeiro, de 1997 a 2000, foi nomeado Secretário Municipal de Saúde e neste período participou da criação do CISMEP. Foi idealizador e inaugurou o CRESB (Centro de Referência de Saúde Bucal), uma clínica odontológica onde os dentistas concursados exerciam um trabalho de excelência na saúde bucal. Neto adotou João Monlevade como sua cidade e foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Honorário em 2015. Ele faleceu em 2020, vítima de COVID-19, deixando a esposa e 3 filhos.

Belmar defendeu que Neto é um nome importante para João Monlevade. Doró também destacou ser um prazer poder homenageá-lo. Revetrie Texeira (MDB) disse ser mais que justo a homenagem, independente de questões partidárias. Por fim, Fernando Linhares também se pronunciou. "O Neto dispensa comentários. É um ícone da odontologia em Monlevade. Temos a obrigação de honrar quem trabalhou e contribuiu para o crescimento da nossa cidade, e o Neto é uma dessas pessoas".

CSU - Centro Social Urbano

Outro projeto aprovado, de n 1.458, de iniciativa do vereador Revetrie Teixeira (MDB), nomeia o CSU - Centro Social Urbano, Unidade Básica de Saúde do Bairro Loanda, localizado na avenida Luzia Brandão Fraga de Souza, como "Enedina Araújo Quaresma".

Ela era moradora do bairro Vera Cruz, onde residiu por 42 anos. Foi uma figura querida e ativa na comunidade, além de ser esposa, mãe e avó dedicada, Enedina era reconhecida por sua alegria contagiante e seu trabalho como costureira e fotógrafa na igreja local. Sua participação na PASCON - Pastoral da Comunicação, demonstra seu compromisso com a comunidade. Por morar perto do Centro Social Urbano, e por frequentar o local desde quando os filhos eram pequenos, era conhecida e admirada por todos os funcionários do Posto.

Também foi votado e aprovado o projeto n 1.450, de autoria do vereador Doró da Saúde, denomina de "Maria Salgado" o trecho perpendicular à Avenida Armando Fajardo ao lado do número 1.226, no bairro Loanda. Maria Salgado viveu até os 87 anos no bairro, deixando um legado de honestidade e serviço à comunidade, sendo reconhecida por sua presença constante na vida dos necessitados ao seu redor.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM