arcelor banner
PMJM
Pmjm 1

Prefeitura de João Monlevade celebra marco de mais de 1200 cirurgias de catarata

No último domingo, 51 pacientes de João Monlevade se deslocaram até a cidade de Mateus Leme para a realização da intervenção oftalmológica

Por Redação/N1 em 18/04/2024 às 09:39:44

Foto: Acom/PMJM

A Prefeitura de João Monlevade celebrou o marco de realização de mais de 1200 cirurgias de catarata na atual gestão. De acordo com o Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, a estão completou no último domingo (14) a realização de mais de 1.200 cirurgias de catarata pela atual administração.

No domingo, 51 pacientes de João Monlevade se deslocaram até a cidade de Mateus Leme para a realização da intervenção oftalmológica. O mesmo ocorreu no último dia 25 de março, ocasião em que 64 cirurgias foram feitas. A Prefeitura esclarece que disponibiliza toda a estrutura para a realização das cirurgias, com exames, transporte, alimentação para os pacientes e acompanhamento de servidores.

A atual administração municipal também realizou até o momento 873 cirurgias de catarata através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), efetuadas no Hospital Margarida. Foram disponibilizados mais de R$700 mil para a realização dos procedimentos.

Também foram realizados mutirões nos municípios de Rio Piracicaba e Igarapé, que totalizaram quase duzentas intervenções cirúrgicas. No ano de 2021, devido à pandemia de Covid-19, não foi possível realizar as cirurgias de catarata.

Qualidade de vida

A servidora da Secretaria Municipal de Saúde responsável pela coordenação das cirurgias de catarata, Eliomar Lima, ressaltou a importância do serviço disponibilizado pelo município e a quantidade expressiva efetuada pela atual administração. "Nunca o município de João Monlevade realizou tantas cirurgias de catarata em tão pouco tempo como nessa administração. E sem priorizar apenas a quantidade, mas também a qualidade dos serviços prestados à população. Essa iniciativa é de suma importância, pois as pessoas aptas a fazerem os procedimentos não possuem condições financeiras para pagar pelo serviço. É importante salientar que o salto positivo na qualidade de vida, na autoestima e na própria saúde dessas pessoas é enorme. O trabalho é de suma importância. É bom lembrar que o processo é complexo e há um total acompanhamento pré e pós cirúrgico de cada paciente", destaca Eliomar.

Para a secretária municipal de Saúde, Raquel Paiva Drumond, as cirurgias de catarata são algumas das prioridades da atual administração, haja vista os benefícios que levam aos pacientes. "Estamos trabalhando para atender toda a demanda reprimida da oftalmologia e a cirurgia de catarata é uma prioridade. É impressionante a mudança na qualidade de vida das pessoas após a realização da cirurgia", salientou Raquel.

As cirurgias do último domingo foram intermediadas pelos vereadores Doró da Saúde (Avante) e Marquinho Dornelas (Republicanos), por meio dos deputados estaduais Lucas Lasmar (Rede) e Mauro Tramonte (Republicanos). Já as intervenções cirúrgicas realizadas em março foram através do vereador Marquinho Dornelas.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM