arcelor banner
PMJM
Pmjm 1

Prefeitura de João Monlevade publica novo edital para obras da ponte do Santa Cruz

Como informado com exclusividade pelo Notícia1, as empresas participantes do primeiro certame foram consideradas inabilitadas

Por Redação - Portal Notícia1 em 25/11/2021 às 17:13:07

Foto: Kátia Passos/Acom PMJM

Para recuperar a ponte do bairro Santa Cruz, a Prefeitura de João Monlevade elaborou nova licitação para contratação de empresa para as obras. O primeiro processo foi frustrado devido às duas empresas participantes não atenderem as qualificações técnicas exigidas no edital.

O novo documento será publicado nesta sexta-feira (26). A intenção é que a ponte seja construída em estrutura metálica treliçada e tenha 54 metros. O material é mais resistente e capaz de absorver o peso e o impacto, além de ser moderna. A travessia garante acesso mais rápido entre as ruas C e Tupiniquim.

A construção da nova ponte é uma reivindicação recorrente da comunidade do bairro Santa Cruz. A antiga estrutura era de madeira e pênsil. A travessia vinha se deteriorando há alguns anos, sendo interditada por não oferecer segurança na para os pedestres. Em janeiro do ano passado, devido às chuvas, a ponte caiu e não foi restaurada.

Histórico

O processo licitatório que prevê a contratação de empresa para obras de construção da ponte do bairro Santa Cruz foi anulado pela Prefeitura de João Monlevade. Conforme consta no andamento do processo licitatório, as duas empresas que se interessaram pela obra, Barsa Engenharia Ltda e BTZ Engenharia e Consultoria Eireli -ME, não apresentaram todos os documentos previstos no edital. Desta forma, as duas foram consideradas inabilitadas pela Comissão de Licitação do Executivo, que manteve o parecer após recursos apresentados.

Conforma a ata da Comissão, datada de 8 de outubro, a empresa BTZ não apresentou atestado de capacidade técnica de estrutura metálica tipo ponte ou passarelas, montagem em estrutura metálica parafusadas utilizando perfil W ou I, elaboração e execução de plano de rigging. O último documento também não foi apresentado pela empresa Barsa Engenharia. Essa ainda apresentou recurso administrativo, recurso esse que foi submetido ao setor de engenharia da Prefeitura e ainda à Procuradoria Jurídica do Executivo, que decidiram por manter o parecer na Comissão, pela inabilitação da empresa. Assim, a licitação foi anulada e novo processo vem sendo elaborado pela Prefeitura, com flexibilização em alguns termos.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM