BANNER PMJM
cmjm 2

Inscrições abertas: Mostra da Diversidade Cultural busca premiar ações culturais em Monlevade

Direcionada a artistas, grupos, coletivos, gestores e produtores culturais, a Mostra faz parte do Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal

Por Redação - Portal Notícia1 em 05/07/2022 às 16:59:13

Grupo de Chorinho Roda de Viola participantes da Mostra da Diversidade Cultural RMBH 2020/2021

Estão abertas, até o dia 1 de agosto de 2022, as inscrições para a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular, que será realizada em João Monlevade. O projeto do Favela é Isso Aí integra o Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal, com patrocínio da ArcelorMittal via leis de incentivo. A mostra é direcionada a artistas, grupos, coletivos, gestores e produtores culturais e vai premiar 25 iniciativas e ações culturais com R$ 3.000,00 cada. O edital está disponível nas redes sociais nas redes sociais @mostradiversidademg (Instagram) ou Mostra da Diversidade Cultura de Minas Gerais (Facebook).

Para participar da Mostra podem se inscrever artistas das mais diversas áreas, como música, teatro, circo, dança, cinema, fotografia, culinária, agroecologia, etc. Os selecionados deverão produzir uma atividade artística em formato de apresentação ou de transmissão de saberes para exibição em mostra presencial. O regulamento indica como exemplos de atividades a serem realizadas: apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, concertos, desfiles, cortejos, realização de documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros ou outra atividade artística gratuita.

Ainda dentro da proposta do projeto, as iniciativas premiadas deverão oferecer uma ação de contrapartida destinada a registrar e divulgar a cultura e o patrimônio material e imaterial da região, ou a ensinar e repassar algum ofício, prática ou tradição. A contrapartida deverá ser realizada em locais comunitários, escolas, instituições filantrópicas ou outros espaços do tipo. São exemplos de ações, de acordo com o regulamento: cursos, oficinas, aulas-show, concertos didáticos, vídeos, exposições, livros ou outra atividade gratuita e comunitária.

Sobre a Mostra

A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular do Favela é Isso Aí, é patrocinada pela ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Conta com o apoio da Truim Brasil, Espaço Ampliar e Prefeitura de João Monlevade. De acordo com Lucas Vilela, especialista em Comunicação da ArcelorMittal em João Monlevade, "para o artista participante a Mostra é uma oportunidade de apresentar e divulgar o seu trabalho, ganhar visibilidade e fortalecer a cultura local em João Monlevade. A empresa se orgulha de fazer parte da história e da identidade da cidade", conta.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM