BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

Percentual de cobertura do programa ESF em Monlevade saltou de 39% para 73,3%

Em menos de dois anos, cobertura de ESF quase dobrou

Por Redação - Portal Notícia1 em 30/09/2022 às 21:30:10

Foto: Heverton Elias/Acom PMJM

A cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) em João Monlevade quase dobrou em menos de dois anos. Quando a atual administração assumiu, a cidade tinha 39% de cobertura. Com apenas um ano e nove meses de governo, o número subiu para 73,3%. Os dados são da Prefeitura.

Segundo o Executivo, o percentual é um marco para o município, e é resultado de excelência em gestão de Saúde e investimento na Atenção Básica. A Prefeitura informa que o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) e o vice, Fabrício Lopes (Avante) encontraram a cidade com 13 equipes de ESF, das quais apenas nove eram credenciadas no Ministério da Saúde e somente uma estava completa com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS).

Hoje, o município possui 17 equipes de ESF, sendo que 16 estão credenciadas no Ministério da Saúde e uma está em fase de credenciamento. Além disso, 13 equipes de ESF estão completas. A cidade ainda conta com uma equipe de Atenção Primária que auxilia na cobertura. Para isso, desde 2021, somente para o ESF, foram contratados 37 Agentes Comunitários de Saúde, seis técnicos em enfermagem, dez enfermeiros e dez médicos.

Prioridade

Dr. Laércio comemorou o percentual histórico. "Encontramos a cidade com uma cobertura de ESF muito baixa, muito aquém do que um município do porte de João Monlevade deveria ter. Elegemos como prioridade aumentar essa cobertura. É um trabalho que exigiu dedicação dos servidores da Saúde e que estamos colhendo os primeiros frutos", afirmou.

Fabrício Lopes explicou que o investimento terá reflexos não só agora. "Isso é um marco para João Monlevade e vai refletir ainda mais no futuro. Ao investir na saúde da família, estamos priorizando a prevenção e o acompanhamento dos pacientes para que não precisemos remediar mais à frente", declarou.

A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, destacou que um dos pilares do atual governo é a ampliação e o fortalecimento da Atenção Básica.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM