arcelor banner
PMJM
Pmjm 1

UEMG em Monlevade: vereadores aprovam audiência pública para discutir situação do campus

Proposta é de autoria de Belmar Diniz (PT), que destacou preocupação com defasagem de alunos

Por Redação - Portal Notícia1 em 20/10/2022 às 12:45:50

Foto: Cíntia Araújo/Portal N1

A situação do campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em João Monlevade é tema de uma audiência pública, aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal. A proposta foi levada ao plenário da Casa Legislativa pelo vereador Belmar Diniz (PT). Ele apresentou dados que ressaltam a preocupação não só com a defasagem de alunos, mas também com a infraestrutura do campus.

Inicialmente, Belmar lembrou o histórico de instalação da UEMG em Monlevade, concretizada a partir do empenho do então deputado Mauri Torres, ainda em 2006. "Criamos muitas expectativas e isso deu muita visibilidade ao nosso município. Vários alunos do país vieram para nossa cidade estudar e ficaram conhecendo a João Monlevade. O aquecimento do comércio local, do transporte público, e também a questão cultural, envolvendo repúblicas, trabalhos voluntários, jogos universitários", ponderou ele. Logo após, Belmar lembrou das demandas do diretório acadêmico, que por vezes fez uso da tribuna da Câmara, pedindo melhorias no campus. "Foram até a sede do Governo do Estado, e várias promessas foram feitas, mas a frustração é muito grande", disse. O vereador ainda mostrou fotos do prédio da universidade no bairro Baú, com salas interditadas, elevador sem funcionamento por falta de manutenção, biblioteca interditada também pelo mesmo motivo. A estrutura dos telhados, as trincas nas colunas também foram apontadas.

Ainda em sua fala, Belmar destacou que o prédio teve que ser interditado pela Defesa Civil e parte dos alunos remanejado para o prédio do Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec), no bairro Santa Bárbara. Além disso, o campus não conta com laboratório próprio, sendo a estrutura adequada. "A evasão começou pela pandemia, mas as promessas não cumpridas e os investimento não realizados agravaram. A evasão chega a quase 40% em nosso município", informou o vereador, que também ressaltou a competência da atual diretoria e reitoria do campus local. O vereador terminou cobrando do Governo do Estado os investimentos prometidos há 16 anos.

A partir da aprovação da audiência por todos os vereadores, Belmar disse que irá chamar a reitoria da UEMG, os representantes do Governo do Estado. "Peço aos vereadores que têm contato direto com Tito Torres (PSD), que nos ajude e peça a ele que cobre também do governo, em especial pelo histórico de seu pai e também pelo trabalho que deputado vem desenvolvendo. Vamos chamar também o Bernardo Mucida (PSB), que é deputado atualmente, vamos chamar todos os deputados para nos ajudar. Não vamos permitir que a UEMG feche em João Monlevade. Precisamos ajudar e motivar o estado a investir em nossa cidade", finalizou ele.


Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM