BANNER PMJM
cmjm 2
arcelor banner

ArcelorMittal Monlevade dá sequência a plano de ação e instala sirenes na hidrelétrica do Jacuí

As sirenes deverão ser acionadas para testes, mas população será comunicada previamente

Por Redação - Portal Notícia1 em 03/11/2022 às 16:41:54

Foto: Reprodução/Site PMJM

Dando continuidade ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da Hidrelétrica localizada no bairro Jacuí (PCH - Piracicaba), a ArcelorMittal está instalando duas torres de sirenes nas proximidades da usina, sendo uma no DRC (Depósito Regulador de Combustíveis), no bairro Santa Cruz, e a outra em frente ao Laboratório Metalográfico, às margens da avenida Getúlio Vargas.

A instalação das sirenes faz parte da adequação do PAE, iniciado no ano passado, e que contou com o cadastro dos moradores ribeirinhos, sinalização das rotas de fuga, pontos de encontro, além de distribuição de cartilhas, esclarecimento de dúvidas e realização de um exercício simulado em outubro de 2021, com a participação dos moradores dos bairros Centro Industrial e Santa Cruz.

Testes

É importante ressaltar que as sirenes deverão ser acionadas para testes. No entanto, a população não precisa se preocupar. Nos dias dos testes, a ArcelorMittal e a Defesa Civil de João Monlevade farão ampla comunicação antecipada a todos os moradores.

Simulado de emergência

Assim como no ano passado, está prevista a realização em 2022 de um novo exercício simulado de evacuação, que também é uma exigência legal e está previsto no Plano de Ação de Emergência da Hidrelétrica (PCH Piracicaba). Os preparativos estão sendo iniciados e em breve todos os envolvidos, incluindo os moradores que residem nas áreas abrangidas pelo PAE, serão novamente comunicados e convidados a participar.

Cabe ressaltar que todo o trabalho é preventivo e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As iniciativas de segurança também seguem as orientações técnicas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Em caso de dúvidas, a população poderá acionar a Defesa Civil de João Monlevade para mais esclarecimentos através do telefone (31) 98766-4008.

Saiba mais

A Hidrelétrica do rio Piracicaba - PCH Piracicaba - foi construída em 1939 para a geração de energia elétrica para abastecimento da Usina de Monlevade e da antiga vila operária. "A hidrelétrica, de pequeno porte, possui toda a sua estrutura em concreto, o que a torna segura, além de passar por manutenções preventivas constantes", explica Wilton Bicalho, gerente de Engenharia de Manutenção e Utilidades da ArcelorMittal. Atualmente a hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de parte da energia utilizada nas operações da ArcelorMittal Monlevade.

Comunicar erro
Banner SGRA

Comentários

CMJM